+ UFPR

Campus Jandaia do Sul e Setor Palotina recepcionam calouros nesta semana

Bruna Bertoldi Gonçalves     18 de fevereiro de 2019 - 18h17

A penúltima segunda-feira de fevereiro marca o início do ano letivo para os aprovados na primeira chamada do Vestibular 2018/2019 da UFPR que vão estudar em Jandaia do Sul e Palotina. Em pronunciamento nas redes sociais, o reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, desejou boas-vindas aos calouros, veteranos, servidores técnico-administrativos e docentes que começam ou retomam suas atividades nesta segunda-feira, 18. “Quero registrar essa grande alegria institucional de receber essa energia nova, esse sangue novo, nessa nossa universidade que acabou de completar 106 anos e que é a universidade mais antiga do Brasil. Bem-vindos, bem-vindas à sua nova casa, e eu gostaria que nessa trajetória que agora começa ou recomeça vocês contassem com a nossa instituição naquilo que estiver ao nosso alcance”, afirmou o reitor.

As atividades da semana de recepção aos calouros de Jandaia do Sul e em Palotina seguem até sexta-feira. Na programação, oficinas, palestras, arrecadação de alimentos para instituições sociais e atrações artísticas. Jandaia do Sul promove, pela primeira vez, um Banho de Lama para recepcionar os calouros – a brincadeira começou às 16h desta segunda-feira, em espaço anexo ao Ginásio. O Setor Palotina também organiza o Banho de Lama – previsto para a próxima quinta-feira, 21 – para receber os novos estudantes.

Calouros do Campus Jandaia do Sul durante Banho de Lama realizado no dia 18 de fevereiro.

O Campus Jandaia do Sul foi implementado em 2014 e oferta os cursos de graduação em Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Licenciatura em Ciências Exatas e Licenciatura em Computação. A cidade está localizada no norte do estado e é um dos 27 municípios que integram a chamada Região do Vale do Ivaí. A formação do PIB do município segue o padrão estadual: os setores de comércio e de serviços são os maiores responsáveis pela sua composição, seguidos da indústria e da agropecuária.

Inaugurado em 1993, o Setor Palotina oferece cursos de graduação em Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia de Aquicultura, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia de Energias, Licenciatura em Ciências Exatas, Licenciatura em Computação e Medicina Veterinária. O agronegócio movimenta a economia da região.

No Vestibular 2018/2019 da UFPR foram ofertadas 240 vagas para o Campus Jandaia do Sul, 444 para o Setor Palotina, 360 para o Setor Litoral, 160 para o CEM e 60 para Toledo – campi do interior e do litoral. Ao todo, foram oferecidas 5.200 vagas para todos os cursos da Universidade – 43.520 pessoas se inscreveram no processo seletivo e 5.264 foram aprovadas. De acordo com o Núcleo de Concursos da UFPR, 78,21% dos calouros nasceram no Paraná e 19,11% residem no interior do estado.

As aulas dos cursos de Medicina de Curitiba e de Toledo iniciaram no último dia 4. A maioria dos cursos de graduação ofertados pela UFPR começaram as aulas nesta segunda-feira. No Setor Litoral e no CEM, as atividades do semestre iniciam em 11 de março.

A programação de recepção aos calouros nos campi e nos setores da UFPR está disponível aqui.