Ensino e Educação

Campi avançados oferecem segunda licenciatura para professores; inscrições estão abertas

Superintendência de Comunicação Social     28 de janeiro de 2019 - 14h12

A Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional da UFPR divulgou três editais de processos seletivos específicos para ingresso no curso de segunda licenciatura em Ciências Exatas, na modalidade presencial. As vagas são para o Campus Avançado de Jandaia do Sul, Setor Palotina e Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná.

Os candidatos serão classificados com base no tempo de atuação comprovada como professor na área, disciplina ou componente curricular correspondente à terminalidade escolhida. A lista de requisitos e documentação necessária estão nos editais.

O ingresso dos selecionados está previsto para o primeiro semestre de 2019.

Vagas para o Campus Jandaia do Sul

O campus avançado de Jandaia do Sul oferece 10 vagas nas terminalidades Matemática e Física.

A segunda licenciatura destina-se exclusivamente a candidatos com diploma de licenciatura nas seguintes áreas de conhecimento: Física, Ciências Exatas ou Química, para a terminalidade de Ciências Exatas – Matemática; e Ciências Exatas, Matemática ou Química, para a terminalidade de Ciências Exatas – Física.

O curso é gratuito, com duração prevista de três semestres letivos, conferindo ao concluinte o grau de licenciado. O início das aulas está previsto para 25 de fevereiro de 2019.

As inscrições seguem até 15 de fevereiro, mediante a entrega da documentação, mencionada no edital, na secretaria acadêmica de cursos. Os documentos podem ser entregues pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas; ou via correio, desde que a postagem, via Sedex, seja feita até o dia 11 de fevereiro de 2019. O endereço é rua Dr. João Maximiano, 426 – Vila Operária, Jandaia do Sul – PR. Telefone para contato (43) 3442-4552.

A inscrição também poderá ser feita por terceiros, munidos de procuração do interessado. Não há necessidade de reconhecer firma, nem de registrar o documento em cartório. A assinatura do interessado será autenticada pelo servidor que receber a inscrição.

O resultado do processo e as datas para o registro acadêmico serão divulgadas a partir do dia 20 de fevereiro, no site www.jandaiadosul.ufpr.br e no mural da secretaria acadêmica do campus.

Dúvidas devem ser enviadas para coordenacao.exatas.ja@ufpr.br

Vagas para o Centro de Estudos do Mar – Pontal do Paraná

O campus avançado da UFPR em Pontal do Paraná disponibiliza 15 vagas nas terminalidades Física, Matemática e Química. As aulas ocorrerão na Unidade Mirassol do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar.

O curso é gratuito, com duração prevista de três semestres letivos, conferindo ao concluinte o grau de licenciado. O início das aulas está previsto para 11 de março.

A segunda licenciatura é voltada para candidatos com diploma nas seguintes áreas de conhecimento: Licenciatura em Física, Ciências Exatas ou Química, para a terminalidade de Ciências Exatas – Matemática; Licenciatura em Ciências Exatas, Matemática ou Química, para a terminalidade de Ciências Exatas – Física; e Licenciatura em Física, Ciências Biológicas, Ciências Naturais ou Ciências Exatas, para a terminalidade Ciências Exatas – Química.

As inscrições são realizadas até o dia 22 de fevereiro, mediante a entrega da documentação mencionada no edital. Os documentos devem ser entregues pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 13 às 21 horas; ou via correio desde que a postagem, via Sedex, seja feita até o dia 18 de fevereiro de 2019. O endereço é rua Rio Grande do Norte, 145, Balneário Mirassol.

O resultado do processo será divulgado a partir do dia 27 de fevereiro. A convocação para o registro acadêmico está prevista a partir do dia 01 de março, pelo site www.cem.ufpr.br e mural da Unidade Mirassol do Campos Pontal do Paraná (CEM).

Dúvidas devem ser enviadas para cienciasexatascem@ufpr.br.

Vagas para o Setor Palotina

O Setor Palotina disponibiliza 15 vagas nas terminalidades Física, Matemática e Química. O curso é gratuito, com duração prevista de três semestres letivos, conferindo ao concluinte o grau de licenciado.

A segunda licenciatura é voltada para candidatos com diploma nas seguintes áreas de conhecimento: Licenciatura em Física, Ciências Exatas – Física, Ciências Exatas – Química, ou Química, para a terminalidade de Ciências Exatas – Matemática; Licenciatura em Matemática, Ciências Exatas – Matemática, Ciências Exatas – Química, ou Química, para a terminalidade Ciências Exatas – Física; Ciências Exatas – Matemática, Ciências, Ciências Naturais ou Matemática, para a terminalidade Ciências Exatas – Química.

As inscrições seguem até 15 de fevereiro, mediante a entrega da documentação, mencionada no edital, na secretaria acadêmica de graduação – Bloco Direção; ou via correio desde que a postagem, via Sedex, seja feita até o dia 11 de fevereiro de 2019.

Os documentos podem ser entregues pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas; ou via correio, desde que a postagem, via Sedex, seja feita até o dia 11 de fevereiro de 2019. O endereço é Rua Pioneiro, 2153, Jardim Dallas, Palotina – PR.

O resultado do processo será divulgado a partir do dia 20 de fevereiro, no site www.palotina.ufpr.br e no mural da secretaria acadêmica do Setor Palotina.

Dúvidas devem ser enviadas para exatas.palotina@ufpr.br

Confira o edital na íntegra.

Mais informações sobre os processos seletivos estão disponíveis na página da Prograd.