Ensino e Educação

Campanha “Avalia UFPR” visa incentivar a adesão de alunos à Pesquisa de Avaliação de Disciplinas

Superintendência de Comunicação Social     10 de setembro de 2019 - 15h49

Com o objetivo de incentivar a adesão discente à Pesquisa de Avaliação de Disciplinas referente ao primeiro semestre letivo de 2019, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) promovem a Campanha “Avalia UFPR”.

No dia 18 de setembro, um período das aulas será dedicado para que os estudantes possam avaliar as disciplinas cursadas no primeiro semestre de 2019. Nesta data, todos os docentes estão convocados a incentivar seus alunos a responderem ao questionário durante os 15 primeiros minutos de aula, nos três turnos. Assim, neste período os professores devem permitir o acesso ao sistema, via celular, em sala de aula. Aqueles que não conseguirem terminar de responder, podem continuar na aula seguinte.

A avaliação

A pesquisa tem como principal objetivo aferir de que forma as disciplinas ministradas no primeiro semestre atuaram no desenvolvimento das competências necessárias para formação profissional e cidadã dos estudantes. Os dados coletados servem como base para que os cursos realizem ajustes e melhorias.

A avaliação é anônima e os resultados obtidos serão consolidados por Coordenações, Departamentos e Setores Acadêmicos para o planejamento de ações. A identidade do aluno é requisitada no acesso apenas para que o sistema identifique as disciplinas cursadas.

Segundo o presidente da CPA, Alexandre Knesebeck, é muito importante que as coordenações e os docentes atuem no engajamento dos alunos para que respondam ao questionário. “O resultado da pesquisa, bem como a realização do plano de ações pela coordenação, é utilizado como ferramenta para compor a nota geral do curso na avaliação do Ministério da Educação (MEC)”.