Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Calouros já podem conhecer universo acadêmico e serviços da UFPR por meio do Manual do Estudante

Superintendência de Comunicação Social     18 de janeiro de 2019 - 17h54

As aulas da maioria dos 139 cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começam em fevereiro, mas os 6.662 calouros já podem se familiarizar com o universo acadêmico, administrativo e cultural por meio do Manual do Estudante 2019. O funcionamento dos Restaurantes Universitários, as linhas de ônibus Intercampi, o acesso às bibliotecas, as formações complementares e as bolsas de estudo disponíveis são apenas algumas das informações apresentadas em 55 páginas.

O Manual está disponível na internet e sendo entregue aos estudantes durante o registro acadêmico, que segue até 23 de janeiro. Com tiragem de sete mil exemplares, a produção é da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), com projeto gráfico da Empresa Júnior do curso de Design da UFPR, a Júnior Design.

De acordo com o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra, a publicação é uma ação que está inserida na preocupação com o acolhimento dos estudantes na Universidade. “O Manual traz uma visão do conjunto da UFPR. A proposta é diminuir as dificuldades de transição de ambientes [da escola para a Universidade] e que os estudantes passem a usufruir da instituição da melhor maneira possível”, diz.

Na publicação, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, dá as boas-vindas aos calouros: “você agora é estudante da Universidade Federal do Paraná, uma Universidade pública, gratuita e com compromisso social”.

Orientações em seis temas

Dividida em seis temas, a publicação traz orientações sobre A Universidade por dentro; Vida acadêmica; Formação complementar; Permanência e qualidade de vida; Arte e cultura; e Rede de serviços. No tópico A Universidade por dentro, os estudantes conhecem a administração central (conselhos, reitoria e pró-reitorias, superintendências e agências) e setorial (setores e campi avançados, departamentos e coordenações de curso).

A temática Vida acadêmica apresenta detalhes sobre confirmação de matrícula, calendário acadêmico, currículo, direitos e deveres do estudante, e avaliações e frequência às aulas. Já em Formação complementar estão elencados os estágios, o intercâmbio acadêmico, programas institucionais, eventos e línguas estrangeiras.

Em Permanência e qualidade de vida, os calouros têm acesso às informações sobre assistência estudantil, Centro de Educação Física e Desportos, e representação estudantil na UFPR. No tópico Arte e cultura, são apresentados os espaços culturais e grupos artísticos. E em Rede de serviços há informações sobre os campi, as bibliotecas, os restaurantes universitários, o transporte e as casas de estudantes.

Clique aqui e acesse o Manual do Estudante 2019.