Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Calouros já podem conhecer universo acadêmico e serviços da UFPR por meio do Manual do Estudante

As aulas da maioria dos 139 cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começam em fevereiro, mas os 6.662 calouros já podem se familiarizar com o universo acadêmico, administrativo e cultural por meio do Manual do Estudante 2019. O funcionamento dos Restaurantes Universitários, as linhas de ônibus Intercampi, o acesso às bibliotecas, as formações complementares e as bolsas de estudo disponíveis são apenas algumas das informações apresentadas em 55 páginas.

O Manual está disponível na internet e sendo entregue aos estudantes durante o registro acadêmico, que segue até 23 de janeiro. Com tiragem de sete mil exemplares, a produção é da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), com projeto gráfico da Empresa Júnior do curso de Design da UFPR, a Júnior Design.

De acordo com o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra, a publicação é uma ação que está inserida na preocupação com o acolhimento dos estudantes na Universidade. “O Manual traz uma visão do conjunto da UFPR. A proposta é diminuir as dificuldades de transição de ambientes [da escola para a Universidade] e que os estudantes passem a usufruir da instituição da melhor maneira possível”, diz.

Na publicação, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, dá as boas-vindas aos calouros: “você agora é estudante da Universidade Federal do Paraná, uma Universidade pública, gratuita e com compromisso social”.

Orientações em seis temas

Dividida em seis temas, a publicação traz orientações sobre A Universidade por dentro; Vida acadêmica; Formação complementar; Permanência e qualidade de vida; Arte e cultura; e Rede de serviços. No tópico A Universidade por dentro, os estudantes conhecem a administração central (conselhos, reitoria e pró-reitorias, superintendências e agências) e setorial (setores e campi avançados, departamentos e coordenações de curso).

A temática Vida acadêmica apresenta detalhes sobre confirmação de matrícula, calendário acadêmico, currículo, direitos e deveres do estudante, e avaliações e frequência às aulas. Já em Formação complementar estão elencados os estágios, o intercâmbio acadêmico, programas institucionais, eventos e línguas estrangeiras.

Em Permanência e qualidade de vida, os calouros têm acesso às informações sobre assistência estudantil, Centro de Educação Física e Desportos, e representação estudantil na UFPR. No tópico Arte e cultura, são apresentados os espaços culturais e grupos artísticos. E em Rede de serviços há informações sobre os campi, as bibliotecas, os restaurantes universitários, o transporte e as casas de estudantes.

Clique aqui e acesse o Manual do Estudante 2019.

Sugestões

UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...