Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Calouros do segundo semestre de 2020 da UFPR também poderão se matricular em nova oferta de disciplinas

Superintendência de Comunicação Social     13 de outubro de 2020 - 18h54

Entre os dias 26 e 28 de outubro, os cerca de mil calouros de 22 cursos, que foram aprovados para ingressar no 2º semestre de 2020 e que realizaram o registro acadêmico no início deste ano, poderão solicitar matrícula nas disciplinas ofertadas no novo período especial, com início no dia 3 de novembro, na modalidade de ensino remoto emergencial. Os demais estudantes de graduação também poderão solicitar matrícula no mesmo período.

Os calouros não estão, contudo, obrigados a se matricular neste período. Se não o fizerem ou não obtiverem vaga nas disciplinas escolhidas, não perderão o seu registro e poderão solicitar nova matrícula mais adiante, quando o calendário acadêmico for normalizado, provavelmente com as aulas presenciais.

A UFPR disponibilizou um tutorial em vídeo para orientar quem acessa o sistema pela primeira vez (veja abaixo).

“Retomamos as aulas da graduação em junho, na modalidade de ensino remoto, com a preocupação de que precisávamos nos manter próximos dos nossos estudantes, preservando nossos laços de interação com eles, não deixando que o distanciamento social se torne um isolamento da universidade”, afirma o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra. “Faltava ainda dar a chance aos novos calouros de participarem desse movimento de interação com os nossos estudantes. Eles já são nossos estudantes. Com essa medida, esperamos poder atendê-los plenamente. Precisaremos que as coordenações de curso também se imbuam desse espírito e mobilizem os professores para ofertarem disciplinas e vagas suficientes para atender aos calouros”.

Atendimento

A matrícula será 100% online, e deverá ser solicitada através do portal SIGA (https://www.prppg.ufpr.br/siga/). As orientações para as matrículas foram enviadas aos calouros por e-mail. Caso o calouro não tenha recebido nenhuma mensagem, ou tenha dúvidas, deve entrar em contato com a coordenação do seu curso ou com o atendimento@ufpr.br .

Mas, atenção, as solicitações de matrícula dos calouros são processadas por ordem de chegada, ou seja, quem solicitar antes tem a preferência em relação à ocupação da vaga. O período de solicitação de matrícula inicia dia 26/10/2020 (8:00 h) e encerra dia 28/10/2020 (23:59 h).

Quanto à confirmação da vaga, na medida em que a matrícula é voluntária, os calouros ingressantes no 2º semestre de 2020 ficam dispensados de fazê-la. Todos estão, automaticamente, com a sua situação acadêmica regularizada, independente de se matricularem ou não neste período especial.

Processo Seletivo Estendido (PSE)

Em razão da situação de excepcionalidade da pandemia de COVID-19, a UFPR decidiu cancelar a 3ª fase do PSE e efetuar o registro acadêmico de todos candidatos convocados para a 3ª fase do PSE nos cursos de Estatística e Matemática.

Ou seja, os candidatos convocados para a 3ª Fase do PSE terão direito ao registro acadêmico permanente (GRR) e devem ficar atentos às informações da coordenação do seu curso. A PROGRAD está viabilizando o registro acadêmico desses estudantes, de modo que também poderão solicitar matrículas no período especial.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR