+ UFPR

Calouros do segundo semestre de 2020 da UFPR também poderão se matricular em nova oferta de disciplinas

Superintendência de Comunicação Social     13 de outubro de 2020 - 18h54

Entre os dias 26 e 28 de outubro, os cerca de mil calouros de 22 cursos, que foram aprovados para ingressar no 2º semestre de 2020 e que realizaram o registro acadêmico no início deste ano, poderão solicitar matrícula nas disciplinas ofertadas no novo período especial, com início no dia 3 de novembro, na modalidade de ensino remoto emergencial. Os demais estudantes de graduação também poderão solicitar matrícula no mesmo período.

Os calouros não estão, contudo, obrigados a se matricular neste período. Se não o fizerem ou não obtiverem vaga nas disciplinas escolhidas, não perderão o seu registro e poderão solicitar nova matrícula mais adiante, quando o calendário acadêmico for normalizado, provavelmente com as aulas presenciais.

A UFPR disponibilizou um tutorial em vídeo para orientar quem acessa o sistema pela primeira vez (veja abaixo).

“Retomamos as aulas da graduação em junho, na modalidade de ensino remoto, com a preocupação de que precisávamos nos manter próximos dos nossos estudantes, preservando nossos laços de interação com eles, não deixando que o distanciamento social se torne um isolamento da universidade”, afirma o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra. “Faltava ainda dar a chance aos novos calouros de participarem desse movimento de interação com os nossos estudantes. Eles já são nossos estudantes. Com essa medida, esperamos poder atendê-los plenamente. Precisaremos que as coordenações de curso também se imbuam desse espírito e mobilizem os professores para ofertarem disciplinas e vagas suficientes para atender aos calouros”.

Atendimento

A matrícula será 100% online, e deverá ser solicitada através do portal SIGA (https://www.prppg.ufpr.br/siga/). As orientações para as matrículas foram enviadas aos calouros por e-mail. Caso o calouro não tenha recebido nenhuma mensagem, ou tenha dúvidas, deve entrar em contato com a coordenação do seu curso ou com o atendimento@ufpr.br .

Mas, atenção, as solicitações de matrícula dos calouros são processadas por ordem de chegada, ou seja, quem solicitar antes tem a preferência em relação à ocupação da vaga. O período de solicitação de matrícula inicia dia 26/10/2020 (8:00 h) e encerra dia 28/10/2020 (23:59 h).

Quanto à confirmação da vaga, na medida em que a matrícula é voluntária, os calouros ingressantes no 2º semestre de 2020 ficam dispensados de fazê-la. Todos estão, automaticamente, com a sua situação acadêmica regularizada, independente de se matricularem ou não neste período especial.

Processo Seletivo Estendido (PSE)

Em razão da situação de excepcionalidade da pandemia de COVID-19, a UFPR decidiu cancelar a 3ª fase do PSE e efetuar o registro acadêmico de todos candidatos convocados para a 3ª fase do PSE nos cursos de Estatística e Matemática.

Ou seja, os candidatos convocados para a 3ª Fase do PSE terão direito ao registro acadêmico permanente (GRR) e devem ficar atentos às informações da coordenação do seu curso. A PROGRAD está viabilizando o registro acadêmico desses estudantes, de modo que também poderão solicitar matrículas no período especial.