Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Calendário da UFPR terá solução resultante de sugestões da comunidade acadêmica

Lais Murakami     10 de março de 2021 - 11h38

Desde o final de fevereiro, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) vem debatendo sobre a retomada do calendário com a comunidade universitária e apresentou três alternativas para as atividade letivas em 2021. Ao longo das últimas semanas, todos os segmentos da universidade foram ouvidos e tiveram a oportunidade de apresentar dúvidas e sugestões para a Prograd.

Conforme apuração do comitê do Ensino Remoto Emergencial (ERE), há aceitação sobre a retomada do calendário. Para a pró-reitora de Graduação, professora Maria Josele Bucco Coelho, é um avanço muito importante, reforçando o compromisso em ouvir a comunidade na construção de um dispositivo que atenda à heterogeneidade acadêmica e administrativa da instituição.

Após análise das alternativas, dúvidas e sugestões, o comitê do ERE – que tem representantes das categorias dos professores, técnicos e alunos – irá construir uma nova proposta. Essa nova proposta, chamada de solução resultante do debate, vai incorporar os melhores elementos das alternativas 2 e 3 (conheça aqui as três propostas iniciais), retomando o calendário 2020. “A proposição da solução resultante do debate é uma estratégia que busca acolher os mais distintos cenários da nossa comunidade”, explica a pró-reitora.

A nova proposição será apresentada em forma de minuta de resolução e também será apreciada pela comunidade universitária. Além de todos os pontos levantados em debate,a minuta de resolução terá duas grandes balizas: dar segurança aos estudantes que não puderam aderir ao Período Especial e possibilitar a customização da oferta de disciplinas pelas coordenações para integralizar o máximo possível o ano letivo de 2020.

Para auxiliar no processo de customização e auxiliar as coordenações de curso, a Prograd criou um Comitê de Apoio e Acompanhamento da Integralização Curricular (CAAIC). A minuta também deve contemplar as atividades práticas emergenciais.

Ainda nesta semana, o comitê do ERE vai finalizar a minuta e enviar para apreciação pelas três categorias. Docentes, técnicos e estudantes terão uma semana para analisar o texto e enviar sugestões. Até o final de março, a minuta de resolução será encaminhada para relatoria no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (CEPE) e depois segue para votação na sessão plena, em abril.

 

 

Imagem em destaque Alexandra_Koch por Pixabay


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR