Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Calendário da UFPR terá solução resultante de sugestões da comunidade acadêmica

Desde o final de fevereiro, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) vem debatendo sobre a retomada do calendário com a comunidade universitária e apresentou três alternativas para as atividade letivas em 2021. Ao longo das últimas semanas, todos os segmentos da universidade foram ouvidos e tiveram a oportunidade de apresentar dúvidas e sugestões para a Prograd.

Conforme apuração do comitê do Ensino Remoto Emergencial (ERE), há aceitação sobre a retomada do calendário. Para a pró-reitora de Graduação, professora Maria Josele Bucco Coelho, é um avanço muito importante, reforçando o compromisso em ouvir a comunidade na construção de um dispositivo que atenda à heterogeneidade acadêmica e administrativa da instituição.

Após análise das alternativas, dúvidas e sugestões, o comitê do ERE – que tem representantes das categorias dos professores, técnicos e alunos – irá construir uma nova proposta. Essa nova proposta, chamada de solução resultante do debate, vai incorporar os melhores elementos das alternativas 2 e 3 (conheça aqui as três propostas iniciais), retomando o calendário 2020. “A proposição da solução resultante do debate é uma estratégia que busca acolher os mais distintos cenários da nossa comunidade”, explica a pró-reitora.

A nova proposição será apresentada em forma de minuta de resolução e também será apreciada pela comunidade universitária. Além de todos os pontos levantados em debate,a minuta de resolução terá duas grandes balizas: dar segurança aos estudantes que não puderam aderir ao Período Especial e possibilitar a customização da oferta de disciplinas pelas coordenações para integralizar o máximo possível o ano letivo de 2020.

Para auxiliar no processo de customização e auxiliar as coordenações de curso, a Prograd criou um Comitê de Apoio e Acompanhamento da Integralização Curricular (CAAIC). A minuta também deve contemplar as atividades práticas emergenciais.

Ainda nesta semana, o comitê do ERE vai finalizar a minuta e enviar para apreciação pelas três categorias. Docentes, técnicos e estudantes terão uma semana para analisar o texto e enviar sugestões. Até o final de março, a minuta de resolução será encaminhada para relatoria no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR (CEPE) e depois segue para votação na sessão plena, em abril.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus


Imagem em destaque Alexandra_Koch por Pixabay

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...