Extensão e Cultura

Busto em homenagem ao professor José Rodrigues Vieira Netto é instalado no Prédio Histórico da UFPR

Aline Nunes     10 de dezembro de 2020 - 11h55

O busto do professor José Rodrigues Vieira Netto foi descerrado na manhã desta quinta-feira, dia 10 de dezembro, e instalado no saguão em frente ao salão nobre da Faculdade de Direito, no prédio histórico da UFPR. Participaram da cerimônia o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, a vice-reitora Graciela Bolzon de Muniz, o diretor do Setor de Ciências Jurídicas, professor Sérgio Said Staut Júnior, a vice-diretora do Setor de Ciências Jurídicas, professora Maria Cândida Pires Vieira do Amaral Kroetz, a diretora do Setor de Ciências Jurídicas (2016-2020), professora Vera Karam de Chueri, professores e alunos da Faculdade de Direito, e familiares do professor Vieira Netto.

A maioria dos convidados participou da cerimônia de forma remota, devido à pandemia de Covid-19. O evento seguiu todas as normas de segurança e foi transmitido pelo canal do Youtube da UFPR TV.

O busto faz parte do Museu do Percurso da UFPR.

Vieira Netto

José Rodrigues Vieira Netto começou a lecionar na Faculdade de Direito da Faculdade de Direito da então Universidade do Paraná em 1934. Vieira Netto foi professor, jurista, advogado e político. Foi aposentado de maneira forçada durante a Ditadura Militar e morreu em 1973. Durante a cerimônia, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca fez um pedido de desculpas à família do professor pelo ocorrido: “A memória de Vieira Netto e o que aconteceu com ele precisava ser evidenciado e destacado”, afirmou o reitor.

Museu do Percurso da UFPR

O busto do professor Vieira Netto é um dos quatro marcos do Museu do Percurso da UFPR. O objetivo é destacar momentos importantes da memória da Universidade Federal do Paraná.