Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Bulas para remédios homeopáticos foram desenvolvidas por pesquisadores da UFPR

Professora Carla Spinillo fez pós-doutorado em Bulas de Medicamentos na Holanda - Foto: Leonardo Bettinelli

A resolução que padroniza as bulas de remédios homeopáticos e manipulados que entrou em vigor dia 1º de fevereiro no Paraná, teve o envolvimento de pesquisadores dos Departamentos de Farmácia e de Design da UFPR. Foram criados quatro modelos de bulas, para produtos alopáticos e homeopáticos e um específico a pessoas com visão reduzida. Segundo a professora de Design da Informação com pós-doutorado em bulas de medicamentos Carla Galvão Spinillo, a preocupação foi simplificar a bula e destacar as informações mais importantes para facilitar a compreensão por parte do usuário.

As bulas não podem passar de uma página e devem conter a identificação do paciente e da farmácia responsável, telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor, informações sobre o modo de usar o medicamento, onde e como guardar, o que fazer em casos de esquecimento. Outra determinação é um texto em tamanho legível.

Foram os coordenadores da Farmácia-Escola os primeiros da UFPR a integrar o grupo que determinou o formato das bulas para produtos homeopáticos e manipulados . De acordo com Camila Klocker Costa, a farmácia da UFPR está entre as que terão que se adaptar à nova legislação. A professora do Departamento de Farmácia afirma que o assunto passa a ser tratado de maneira mais enfática a partir de agora em sala de aula, porque essas unidades de manipulação precisam de profissionais preparados para emitir as bulas.

As farmácias que vendem produtos homeopáticos e de manipulação têm até o começo de agosto para começar a emitir as bulas. O Paraná é o primeiro Estado do País a obrigar esses estabelecimentos a fornecer bulas junto com os medicamentos e a medida poderá ser implantada em todo País, já que vem despertando a atenção de autoridades de saúde de outras cidades.

Os modelos de bulas foram desenvolvidos em parceria entre a UFPR, PUCPR, Secretaria de Saúde do Paraná, Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais, Sindicato dos Farmacêuticos do Paraná e Conselhos Regionais de Farmácia, Odontologia e Medicina. A professora Carla destaca que para o Design é um avanço, porque os profissionais da área que sempre foram vistos como atuantes na finalização, agora passaram a trabalhar também no início. “É um novo mercado que se abre para o designer na área da saúde.”

A contribuição da UFPR foi realizada pelas professoras Carla Spinillo, Gislene Fujiwara, responsável técnica pela Farmácia-Escola da UFPR, Camila Klocker Costa e pelo mestrando em Design Christopher Hammerschimidt.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...