Bolsista sênior da UFPR ganha título de Cidadão Honorário de Curitiba

Prof. Sebastião Machado, da Engenharia Florestal. Foto: Arquivo curso

O professor aposentado Sebastião do Amaral Machado, que continua atuando na UFPR como bolsista sênior, acaba de ser indicado, por unanimidade, pelos vereadores de Curitiba, a receber o título de “Cidadão Honorário” da cidade. A honraria ao docente de 75 anos será concedida pelos serviços prestados ao ensino, pesquisa e extensão junto ao curso de Engenharia Florestal.

Ao longo de sua carreira Machado orientou e coorientou trabalhos de 155 alunos de pós-graduação e participou de 150 bancas examinadoras contribuindo, assim, na formação de vários profissionais em atuação no Brasil e no exterior. Atualmente desenvolve atividades como consultor da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná .

A indicação para a homenagem foi feita pelo vereador Felipe Braga Côrtes, que destacou a qualificação do docente, pois Machado possui dois pós-doutorados no exterior: um na Alemanha e outro nos Estados Unidos. É, também, autor de mais de 360 publicações de artigos em revistas científicas.

O docente da UFPR, mineiro de Barbacena, se graduou em Engenharia Florestal na Instituição e foi o primeiro presidente da Associação Paranaense de Engenheiros Florestais do Paraná (APEF) e primeiro tesoureiro da Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF). Em ambos os casos, “participou ativamente da fundação dessas entidades”, destaca o professor Dartagnan Baggio Emerenciano, ex-aluno e colega de curso do homenageado. A cerimônia de entrega do título será realizada ainda neste semestre de 2015.