A bolsista e sua pesquisa são destaques, pois além do projeto realizar a interação da graduação com a pós-graduação, Silvia foi a primeira aluna surda a conferir o grau de doutor em 100 anos da história da UFPR . Agora pode, com a Bolsa Reuni, dar continuidade às suas pesquisas no pós-doutorado.
Silvia vem desenvolvendo suas atividades na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, com o projeto “Educação de surdos, pelos próprios surdos: uma questão de direitos”, que objetiva desenvolver novos conhecimentos sobre o processo educativo de deficientes auditivos, tratando da problemática das relações inclusivas deste alunado no ensino regular, voltada para a inclusão dos surdos em escolas de ouvintes.
A pesquisa, que conta com a supervisão da professora Tânia Maria Baibich, tem como objetivo levantar os argumentos do sujeito surdo em relação a educação almejada, resgatar a historicidade desse sujeito em suas experiências de inclusão no ensino regular, compreender a importância da escola bilíngue de surdos defendida por eles mesmos, e contribuir para o legítimo direito do conhecimento produzido pelos surdos em pautar as políticas educacionais voltadas para eles.
Como objetivo, a pesquisa visa a construção de um referencial teórico que dará subsídio às discussões em sala de aula tanto dos alunos de graduação quanto da pós-graduação, propondo a construção de um livro que abordará a problemática da educação de surdos e a complexidade das relações inclusivas deles no ensino regular.