UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Bolsista de pós-doutorado desenvolve pesquisa sobre educação de surdos por surdos

Logomarca deficiente auditivoDesde de 2010, a UFPR dispõe de cotas de bolsas de pós-doutorado , previstas no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Hoje a UFPR conta com 21 bolsistas desenvolvendo diversas atividades na pós-graduação e na graduação, como é o caso de  Silvia Andreis Witkoski, pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação.

A bolsista e sua pesquisa são destaques, pois além do projeto realizar a interação da graduação com a pós-graduação, Silvia foi a primeira aluna surda a conferir o grau de doutor em 100 anos da história da UFPR . Agora pode, com a Bolsa Reuni, dar continuidade às suas pesquisas no pós-doutorado.

Silvia vem desenvolvendo suas atividades na linha de pesquisa Cultura, Escola e Ensino, com o projeto “Educação de surdos, pelos próprios surdos: uma questão de direitos”, que objetiva desenvolver novos conhecimentos sobre o processo educativo de deficientes auditivos, tratando da problemática das relações inclusivas deste alunado no ensino regular, voltada para a inclusão dos surdos em escolas de ouvintes.

A pesquisa, que conta com a supervisão da professora Tânia Maria Baibich, tem como objetivo levantar os argumentos do sujeito surdo em relação a educação almejada, resgatar a historicidade desse sujeito em suas experiências de inclusão no ensino regular, compreender a importância da escola bilíngue de surdos defendida por eles mesmos, e contribuir para o legítimo direito do conhecimento produzido pelos surdos em pautar as políticas educacionais voltadas para eles.

Como objetivo, a pesquisa visa a construção de um referencial teórico que dará subsídio às discussões em sala de aula tanto dos alunos de graduação quanto da pós-graduação, propondo a construção de um livro que abordará a problemática da educação de surdos e a complexidade das relações inclusivas deles no ensino regular.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...