+ UFPR

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Bibliotecária da UFPR apresenta Repositório Digital Institucional em universidade dos EUA

Jéssica Maes     31 de julho de 2015 - 13h29

A Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (SiBi/UFPR) Janete Saldanha Bach Estevão apresentou iniciativas da UFPR na difusão do acesso eletrônico à produção científica no 60° Seminário de Aquisição de Materiais Latino-Americanos (Salalm), realizado entre 13 e 17 de junho na Universidade de Princeton, nos Estados Unidos.

A servidora apresentou o Repositório Digital Institucional da Universidade e falou sobre a criação do Portal de Periódicos da Capes e o que esta ferramenta representa para a comunidade acadêmica brasileira. A apresentação contou com a demonstração em tempo real do funcionamento do RDI-UFPR e do Portal da Capes para todos os participantes daquela sessão.

O SALALM busca oportunidades de desenvolver coleções e serviços sustentáveis e continuar apoiando o aprendizado e a pesquisa no âmbito do ensino superior, além de promover a colaboração entre as bibliotecas acadêmicas dos Estados Unidos com as bibliotecas, centros de pesquisa e instituições culturais e educacionais de toda a América Latina e Caribe.

“Iniciativas como o RDI/UFPR e o Portal da Capes demonstram o fortalecimento da democratização do acesso à informação científica de qualidade nos programas de pós-graduação que abrangem, tanto pela nossa Universidade quanto pela Capes”, afirma Janete.

Com informações do SiBi/UFPR.