Biblioteca do Campus Toledo recebe ampliação e atende em novas instalações

Os alunos do curso de Medicina do Campus Toledo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que iniciaram o ano letivo há pouco mais de duas semanas, contam com o suporte das novas instalações da Biblioteca. “Elas foram planejadas para atender às necessidades da comunidade acadêmica, com uma área mais ampla, melhor disposição do acervo, salas de estudo em grupo, acessibilidade, climatização, além de atender a todos os requisitos determinados pelo Ministério da Educação”, afirma a diretora do campus, professora Cristina de Oliveira Rodrigues.

Ambiente climatizado, acessibilidade e salas de estudo em grupo são algumas das melhorias das novas instalações da Biblioteca da UFPR em Toledo.

A mudança foi realizada em dezembro de 2018, durante as férias. “As novas instalações são próprias para uma biblioteca, amplas e adequadas para atendimento de portadores de necessidades especiais. Os alunos têm o acervo disponível para empréstimos e renovações. Muito em breve, terão cabines de estudo individual também”, informa a bibliotecária Rute Teresinha Schio.

A Biblioteca foi inaugurada em 2016, ano do início das atividades letivas no campus. Os primeiros livros foram doados por bibliotecas de Curitiba. Com o tempo, novos exemplares e edições atualizadas foram adquiridos. De acordo com Rute, o espaço recebe, diariamente, entre 80 e 100 alunos. Cerca de 1.100 empréstimos são realizados por mês.

O acervo conta com aproximadamente 2.000 exemplares. “Ele é composto por livros relacionados à área de saúde atualizados, ou seja, com as últimas edições, e está praticamente completo para atender aos estudantes e professores”, destaca a diretora. A Biblioteca do Campus Toledo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O acervo que atende aos alunos do curso de Medicina desde 2016 conta com aproximadamente 2.000 exemplares.