Ensino e Educação

Banho de Lama marca início do semestre dos calouros da UFPR de Palotina e Toledo

Bruna Bertoldi Gonçalves     5 de março de 2020 - 16h58

O Setor Palotina e o Campus Toledo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promovem, durante a tarde desta quinta-feira, 5, o Banho de Lama para recepcionar os calouros que ingressaram nos cursos de graduação. Tradição na Universidade, o evento marca as comemorações dos aprovados no Vestibular.

“A expectativa é que tenhamos um evento bem animado, com as brincadeiras na piscina e com bandas de alunos. O curso de Medicina do Campus Toledo participa com a gente. Neste primeiro semestre, recebemos 250 novos estudantes em Palotina”, afirma a diretora da UFPR em Palotina, Yara Moretto. Ao todo, o Setor soma 1.726 graduandos. A Universidade em Toledo conta com mais de 270 discentes – cerca de 30 são calouros.

O tempo colaborou e a tarde foi de sol em Palotina; além da festa na piscina de lama, houve atrações musicais com a participação de alunos da UFPR para recepcionar os calouros. Fotos: Ray Garbelotti/Sucom-UFPR

Veteranos e novos alunos se reúnem para festejar na piscina de lama instalada perto da sala dos Centros Acadêmicos, próxima ao bosque do Setor. “É muito legal a gente poder trazer esse evento que acontece em Curitiba também para os Campi Avançados. Isso faz com que os alunos possam se sentir ainda mais envolvidos com a própria instituição”, pontua o diretor da Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi (Integra), Helton José Alves.

A atividade, realizada desde 2018 em Palotina, é uma parceria entre as direções dos campi, a Integra, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

O reitor Ricardo Marcelo (centro) participou da recepção

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca participou da recepção ao lado dos professores dos setores. Ele lembrou da importância de oportunidades de reunião da comunidade acadêmica da instituição.

“A presença de parte da equipe da Administração Central mostra a valorização aos campi fora de Curitiba. Como a gente sempre diz, não podem ser considerados um milímetro menos UFPR do que qualquer outro que esteja na capital. É uma satisfação reencontrar essas comunidades e dar as boas-vindas para a nova família da Federal”.