Ciência e Tecnologia

Banco de Ossos do Hospital de Clínicas da UFPR retoma parte de suas atividades

Superintendência de Comunicação Social     19 de maio de 2014 - 13h59

Hospital das Clínicas da UFPR - Foto: Rodrigo juste Duarte

O Banco de Tecidos Musculo­­esqueléticos (BTME) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná retoma parte de suas atividades nesta segunda-feira, dia 19 de maio.

O Banco de Ossos teve suas atividades suspensas em outubro de 2012, para que fossem realizadas modificações em sua estrutura física, atendendo as orientações da Vigilância Sanitária. Nesse período, foram realizadas diversas reuniões envolvendo o HC, a Reitoria da UFPR, o Ministério Público Federal (MPF), a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (por meio da Vigilância Sanitária) e a Secretaria da Saúde do Paraná (por meio da Central de Transplantes), visando a solução dos problemas que impossibilitavam a distribuição de ossos já processados por parte do BTME do HC.

Aos poucos, apesar de muitas dificuldades, principalmente as relacionadas a recursos humanos, todos os pontos pendentes foram solucionados, e, no início deste mês de maio, uma reunião definiu a retomada da distribuição dos tecidos que já estão armazenados no banco de ossos.

Existem tecidos que foram captados, mas ainda não passaram pelo processamento. Ou seja, o material foi coletado dos doadores, mas a paralisação nas atividades do banco de ossos impediu que ele fosse preparado para a doação. Dessa forma, o HC está transferindo parte desse material não processado aos bancos de ossos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Os tecidos captados e já processados, por sua vez, começarão a ser distribuídos, inicialmente, no estado do Paraná, e para o resto do Brasil, conforme a disponibilidade e necessidade. “Temos quantidade suficiente para um bom tempo de distribuição”, conta Flávio Tomasich, diretor geral do Hospital de Clínicas.

A reforma da estrutura física já está finalizada. Agora, o HC terá que buscar um novo credenciamento junto ao Ministério da Saúde, que expirou durante a reforma. A previsão, segundo a Direção do Hospital, é de que o credenciamento do BTME seja realizado até o final deste ano de 2014, possibilitando, assim, a retomada de seu pleno funcionamento. “A nossa maior dificuldade é em relação à contratação de pessoas que precisamos para o nosso recredenciamento junto ao Ministério da Saúde. Temos dois funcionários no momento e precisamos de, pelo menos, seis. Uma vez que tenhamos essas contratações, poderemos retomar o credenciamento. Ainda ficamos com mais da metade do estoque para processar. A ideia é montar a equipe e fazer todo o processo até o final do ano”, concluiu o Diretor Geral.

Sobre o Banco de Tecidos Musculo­­esqueléticos do Hospital de Clínicas da UFPR

O BTME, conhecido como Banco de Ossos, tem por finalidade permitir transplantes de tecidos humanos como ossos, cartilagens, tendões, ligamentos, meniscos, etc. É um centro de referência nacional e internacional.

Inaugurado em 1998, foi o primeiro banco do gênero a ser cadastrado pelo Ministério da Saúde, contando com estrutura organizada e equipamentos de última geração para armazenamento e processamento dos tecidos para utilização em cirurgias nas áreas de Ortopedia, Neurocirurgia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica, Odontologia e outras especialidades realizadas no HC, como também em outras instituições de Curitiba, de outras cidades do Paraná e até de outros estados brasileiros.

Assessoria de Marketing do HC