Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Bacharelado em Enfermagem conquista nota máxima em avaliação do MEC

A modalidade bacharelado do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná acaba de receber nota 5 – conceito máximo – na avaliação do Ministério da Educação.

A estruturação do currículo, aprimoramento do projeto pedagógico e o desenvolvimento de grupos de pesquisa são apontados como fatores fundamentais para o resultado. “O curso tem 44 anos. Percebemos que o projeto foi aprimorado e ficou mais moderno, condizente com as diretrizes curriculares nacionais”, afirma a coordenadora Luciana Schleder Gonçalves Gonçalves, formada em 1998 pela UFPR e docente do quadro desde 2008.

O relatório do MEC apontou uma notável evolução do curso, principalmente nos últimos dez anos. A licenciatura também recebeu a nota máxima em 2013. “A avaliação da licenciatura nos deu vários nortes para melhorar, entre eles a implantação de disciplinas transversais. A última mudança no currículo foi em 2015, desde então tem sido um projeto coletivo entre os professores, de acordo com a reestruturação”, avalia Luciana.

Dos 32 professores do departamento, 31 possuem dedicação exclusiva, considerada outra característica da graduação e um forte potencial para a formação de enfermeiros.

A infraestrutura conta com laboratórios para as disciplinas básicas e específicos de enfermagem. Um dos destaques é a simulação avançada, em que os pacientes – manequim ou ator – apresentam sintomas e reagem às ações do aluno durante os treinamentos.

Estudantes de Enfermagem participam de simulação clínica de alta fidelidade com professor Jorge Vinícius Cestari. Foto: Nicolle Schumacher.

As parcerias com os serviços de saúde integram a estrutura ampliada do curso. O MEC acompanhou a atuação dos acadêmicos no Complexo Hospital de Clínicas e em unidades de saúde, e também conversou com os profissionais da Enfermagem que recebem os estudantes para a parte prática. “Sem essa estrutura o curso não sobreviveria. Nós reconhecemos todo o trabalho dos enfermeiros parceiros nesse processo de orientação e formação dos estudantes”.

Além de manter o conceito máximo, o curso pretende ampliar o laboratório de simulação para proporcionar experiências produtivas aos estudantes e um aprendizado significativo.

“A nota representa o reconhecimento de todo o esforço de alunos e do grupo de professores que estão aqui e dos que participaram da construção do curso. Às vezes, escutamos que o serviço público não é de qualidade; somos conscientes do que temos muito ainda para construir e dificuldades de vários tipos. Porém, quando vem o resultado de uma avaliação do MEC como essa, provamos que é possível fazer educação de excelência, mesmo em tempos de cortes orçamentários”, conclui Luciana.

 

Histórico e atuação dos profissionais

Criado em 1974, o curso de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná formou cerca de 1 mil e 400 profissionais. Atualmente, 257 alunos estão matriculados.

Os estudantes realizam uma entrada única para a modalidade de licenciatura e, ao longo do curso, têm a possibilidade de migrar para o bacharelado. São disponibilizadas 28 vagas no primeiro semestre e 27 no segundo.

De acordo com a coordenadora Luciana, há uma recomendação do Ministério da Saúde de que os cursos sejam voltados para a região, conforme as demandas e realidades locais. Apesar disso, os egressos da UFPR atuam em várias regiões do Brasil e até em outros países, como Alemanha, Canadá e Itália.

“Temos diversas especialidades regulamentadas pelo conselho, são vários cenários de práticas profissionais: hospitais, unidades de saúde, indústrias, empresas, área comercial de produtos médico-hospitalares, docência, auditoria, entre outros”, explica.

“É possível fazer educação de qualidade que integra graduação e pós-graduação”, comenta a coordenadora Luciana Schleder Gonçalves. Foto: Nicolle Schumacher.

Integração com a pós-graduação

Uma das marcas do curso é a parceria entre a graduação e o Programa de Pós-graduação em Enfermagem, que integra acadêmicos, mestrandos e doutorandos em programas de Iniciação Científica e grupos de pesquisa.

Sete grupos desenvolvem atividades com reuniões quinzenais: Grupo de estudos família, saúde e desenvolvimento; Grupo de estudos multiprofissional em saúde do adulto; Grupo multiprofissional em pesquisa sobre idosos; Grupo de pesquisas em políticas, gestão e práticas em saúde; Núcleo de estudo em saúde coletiva; Núcleo de estudo, pesquisa e extensão em cuidado humano de enfermagem, e Tecnologia e inovação em saúde: fundamentos para a prática profissional.

“A força da pesquisa é um dos diferenciais das universidades públicas”, ressalta a coordenadora.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...