Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Avaliação de disciplinas do primeiro semestre já está disponível para estudantes de graduação e técnico

Os estudantes de graduação e do ensino técnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) já podem responder ao questionário de avaliação de disciplinas do primeiro semestre letivo de 2019. Alunos de cursos com periodização anual deverão responder à pesquisa que será realizada em fevereiro de 2020, em conjunto com a avaliação de cursos.

A pesquisa tem como principal objetivo aferir de que forma as disciplinas ministradas no primeiro semestre atuaram no desenvolvimento das competências necessárias para formação profissional e cidadã dos estudantes.

Opiniões de acordo com as vivências durante o semestre anterior serão aferidas por meio das questões objetivas, mas também é possível apontar melhorias na questão dissertativa, novidade desta edição. Os dados coletados servem como base para que os cursos realizem ajustes e melhorias.

A avaliação é anônima e os resultados obtidos serão consolidados por Coordenações, Departamentos e Setores Acadêmicos para o planejamento de ações. A identidade do aluno é requisitada no acesso apenas para que o sistema identifique as disciplinas cursadas.

Esta é a primeira edição da pesquisa que será realizada no início do semestre posterior. A mudança atende à demanda das coordenações de cursos que buscam maior adesão ao questionário.

Segundo o presidente da CPA, Alexandre Knesebeck, é muito importante que as coordenações e os docentes atuem no engajamento dos alunos para que respondam ao questionário. “O resultado da pesquisa, bem como a realização do plano de ações pela coordenação, é utilizado como ferramenta para compor a nota geral do curso na avaliação do Ministério da Educação (MEC)”.

A avaliação de disciplinas é uma etapa do processo de Avaliação Institucional coordenado pela CPA com apoio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), através da Coordenadoria de Sistemas de Informação para a Gestão Acadêmica (Cosiga). Os resultados dos últimos semestres estão disponíveis no formato de gráficos e tabelas e podem ser consultados no site. Para esclarecimentos, enviar e-mail para cosiga@ufpr.br ou cpa@ufpr.br.

Sugestões

UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...