Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Aulas têm início nesta segunda-feira (18); UFPR dá boas-vindas aos calouros em semana de recepção e integração

Superintendência de Comunicação Social     18 de fevereiro de 2019 - 13h34

Calouros e veteranos da maioria dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciam, oficialmente, o ano letivo nesta segunda-feira (18). A recepção dos novos estudantes de Direito teve a presença do reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, que já ocupou por muito tempo funções no Setor de Ciências Jurídicas. Já a solenidade de abertura e recepção dos calouros do Setor de Tecnologia contou com o hasteamento da bandeira, com a banda da Polícia Militar, além da Aula Magna com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Durante a primeira semana de aulas, as atividades serão direcionadas à recepção e socialização dos calouros na dinâmica da instituição e de seu curso. As programações da semana de recepção aos calouros são organizadas pelos cursos, diretórios, centro acadêmicos e pelos próprios alunos dos cursos. Os estudantes ainda participam de ações solidárias como doações de alimentos e doações de sangue.

O reitor também esteve presente na abertura da semana de recepção e integração dos calouros do curso de Educação Física e dos cursos de Ciências Biológicas. Em sua saudação, ele parabenizou os alunos por terem conquistado o ingresso nesta universidade secular e acolheu os novos integrantes da “família UFPR”. “A UFPR é a alma mater da sociedade paranaense. Durante a trajetória desses 106 anos de existência, soubemos evoluir, modificar, crescer e melhorar”

Foto: Marcos Solivan

Fonseca ressaltou a importância da diversidade e da inclusão existente atualmente. “Hoje tenho satisfação em ver essa universidade cada vez mais colorida com a presença de negros, índios, refugiados e muito mais feminina. Isso é sinal de que a instituição olha para a frente e se moderniza”.

Ao enfatizar que as instituições de ensino públicas são produtoras de mais de 90% do conhecimento e da inovação no Brasil, ele convidou a todos que entram na UFPR, local que será a casa destes estudantes a partir de agora, a defenderem-na contra todas as formas de ataque.

Confirmação da matrícula

Os novos alunos devem ficar atentos porque é nesse mesmo período que deverão confirmar sua matrícula, sob risco de perda da vaga, caso o procedimento não seja realizado. De acordo com o Calendário Acadêmico de 2019, o aluno ingressante na UFPR tem os dias 18 e 20 de fevereiro para comparecer pessoalmente à coordenação de seu curso e assinar a lista de confirmação de vaga.

Campi Avançados

Em Palotina e Jandaia do Sul as aulas também iniciam nesta segunda-feira (18). Já as graduações sediadas no Setor Litoral e no Centro de Estudos do Mar começam as atividades no dia 11 de março. Toledo acompanhou o calendário do curso de Medicina e as aulas já estão acontecendo desde o dia 4 de fevereiro.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR