Ensino e Educação

Aulas têm início nesta segunda-feira (18); UFPR dá boas-vindas aos calouros em semana de recepção e integração

Superintendência de Comunicação Social     18 de fevereiro de 2019 - 13h34

Calouros e veteranos da maioria dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciam, oficialmente, o ano letivo nesta segunda-feira (18). A recepção dos novos estudantes de Direito teve a presença do reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, que já ocupou por muito tempo funções no Setor de Ciências Jurídicas. Já a solenidade de abertura e recepção dos calouros do Setor de Tecnologia contou com o hasteamento da bandeira, com a banda da Polícia Militar, além da Aula Magna com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

Durante a primeira semana de aulas, as atividades serão direcionadas à recepção e socialização dos calouros na dinâmica da instituição e de seu curso. As programações da semana de recepção aos calouros são organizadas pelos cursos, diretórios, centro acadêmicos e pelos próprios alunos dos cursos. Os estudantes ainda participam de ações solidárias como doações de alimentos e doações de sangue.

O reitor também esteve presente na abertura da semana de recepção e integração dos calouros do curso de Educação Física e dos cursos de Ciências Biológicas. Em sua saudação, ele parabenizou os alunos por terem conquistado o ingresso nesta universidade secular e acolheu os novos integrantes da “família UFPR”. “A UFPR é a alma mater da sociedade paranaense. Durante a trajetória desses 106 anos de existência, soubemos evoluir, modificar, crescer e melhorar”

Foto: Marcos Solivan

Fonseca ressaltou a importância da diversidade e da inclusão existente atualmente. “Hoje tenho satisfação em ver essa universidade cada vez mais colorida com a presença de negros, índios, refugiados e muito mais feminina. Isso é sinal de que a instituição olha para a frente e se moderniza”.

Ao enfatizar que as instituições de ensino públicas são produtoras de mais de 90% do conhecimento e da inovação no Brasil, ele convidou a todos que entram na UFPR, local que será a casa destes estudantes a partir de agora, a defenderem-na contra todas as formas de ataque.

Confirmação da matrícula

Os novos alunos devem ficar atentos porque é nesse mesmo período que deverão confirmar sua matrícula, sob risco de perda da vaga, caso o procedimento não seja realizado. De acordo com o Calendário Acadêmico de 2019, o aluno ingressante na UFPR tem os dias 18 e 20 de fevereiro para comparecer pessoalmente à coordenação de seu curso e assinar a lista de confirmação de vaga.

Campi Avançados

Em Palotina e Jandaia do Sul as aulas também iniciam nesta segunda-feira (18). Já as graduações sediadas no Setor Litoral e no Centro de Estudos do Mar começam as atividades no dia 11 de março. Toledo acompanhou o calendário do curso de Medicina e as aulas já estão acontecendo desde o dia 4 de fevereiro.