Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Aulas iniciam nesta segunda-feira (18) e UFPR reforça importância do acolhimento aos calouros

Superintendência de Comunicação Social     15 de fevereiro de 2019 - 10h42

Para a maioria dos cursos, o ano letivo inicia nesta segunda-feira (18) e, em meio à animação pelo início das aulas, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) reforça a importância de ressignificar a cultura de acolhimento de calouros por meio da campanha “Trote sem violência”. A instituição recebe mais de cinco mil novos alunos que devem ser recepcionados com respeito em uma integração saudável com os veteranos.

A campanha “Trote sem violência”. Tem o intuito de inibir atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias durante a recepção aos calouros. “O preconceito fica de fora. A diversidade e o respeito são bem-vindos” é a mensagem deste ano. “O trote [no Brasil] nasce e traz a ideia da violência para pertencimento a um determinado grupo com exclusividade. Mas o estudante já pertence à universidade e a recepção deve ser sem constrangimentos, violência e preconceito”, salienta a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPR, Maria Rita de Assis César.

O objetivo é conscientizar os alunos de que a ocasião é considerada um ritual de integração com os veteranos e deve ser um momento de alegria, mas que nenhuma violência, física ou simbólica, pode ser tolerada.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) tem um canal específico para receber denúncias, que podem ser feitas por e-mail (alertatrote@ufpr.br), pelo telefone (41) 3888-7777 ou no site da PRAE. A pró-reitoria solicita que as denúncias sejam encaminhadas com informações sobre local, data e hora da ocorrência, o tipo de violência verificado e, se possível, identificação do denunciante e dos suspeitos de praticar a violência.

Confirmação de Matrícula

Outra importante orientação é de que os novos alunos fiquem atentos ao prazo para confirmação de matrícula, que deve ser feita na coordenação do curso durante os três primeiros dias letivos – até o dia 20 de fevereiro – sob risco de perda da vaga caso o procedimento não seja realizado.

Campi Avançados

Em Palotina e Jandaia do Sul as aulas também iniciam nesta segunda-feira (18). Já as graduações sediadas no Setor Litoral e no Centro de Estudos do Mar começam as atividades no dia 11 de março. Toledo acompanhou o calendário do curso de Medicina e as aulas já estão acontecendo desde o dia 4 de fevereiro.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR