Ensino e Educação

Aulas iniciam nesta segunda-feira (18) e UFPR reforça importância do acolhimento aos calouros

Superintendência de Comunicação Social     15 de fevereiro de 2019 - 10h42

Para a maioria dos cursos, o ano letivo inicia nesta segunda-feira (18) e, em meio à animação pelo início das aulas, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) reforça a importância de ressignificar a cultura de acolhimento de calouros por meio da campanha “Trote sem violência”. A instituição recebe mais de cinco mil novos alunos que devem ser recepcionados com respeito em uma integração saudável com os veteranos.

A campanha “Trote sem violência”. Tem o intuito de inibir atitudes violentas, ofensivas e discriminatórias durante a recepção aos calouros. “O preconceito fica de fora. A diversidade e o respeito são bem-vindos” é a mensagem deste ano. “O trote [no Brasil] nasce e traz a ideia da violência para pertencimento a um determinado grupo com exclusividade. Mas o estudante já pertence à universidade e a recepção deve ser sem constrangimentos, violência e preconceito”, salienta a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFPR, Maria Rita de Assis César.

O objetivo é conscientizar os alunos de que a ocasião é considerada um ritual de integração com os veteranos e deve ser um momento de alegria, mas que nenhuma violência, física ou simbólica, pode ser tolerada.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) tem um canal específico para receber denúncias, que podem ser feitas por e-mail (alertatrote@ufpr.br), pelo telefone (41) 3888-7777 ou no site da PRAE. A pró-reitoria solicita que as denúncias sejam encaminhadas com informações sobre local, data e hora da ocorrência, o tipo de violência verificado e, se possível, identificação do denunciante e dos suspeitos de praticar a violência.

Confirmação de Matrícula

Outra importante orientação é de que os novos alunos fiquem atentos ao prazo para confirmação de matrícula, que deve ser feita na coordenação do curso durante os três primeiros dias letivos – até o dia 20 de fevereiro – sob risco de perda da vaga caso o procedimento não seja realizado.

Campi Avançados

Em Palotina e Jandaia do Sul as aulas também iniciam nesta segunda-feira (18). Já as graduações sediadas no Setor Litoral e no Centro de Estudos do Mar começam as atividades no dia 11 de março. Toledo acompanhou o calendário do curso de Medicina e as aulas já estão acontecendo desde o dia 4 de fevereiro.