Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Aulas da primeira turma de disciplina transversal têm início dia 30 de agosto, com 500 alunos

Tem início na próxima quarta-feira (30) a disciplina “Escrita Acadêmica em Inglês” – primeira das várias disciplinas transversais que serão ofertadas pela Universidade Federal do Paraná. Quinhentas pessoas – entre professores e alunos – se inscreveram para a disciplina, esgotando em três dias as vagas ofertadas.

A disciplina faz parte de um projeto inovador que dará apoio institucional para que professores e alunos de mestrado e doutorado da UFPR aperfeiçoem a escrita acadêmica em inglês, ampliando as possibilidades de publicação de trabalhos e fomentando o processo de internacionalização da universidade. As disciplinas transversais são focadas em temas de interesse comum aos diferentes programas de pós-graduação e outras áreas como Estatística e Metodologia de Pesquisa também serão abrangidas.

De acordo com o diretor do Centro de Assessoria de Produção Acadêmica (CAPA), professor Ron Martinez, a alta procura pela disciplina evidencia a necessidade desse apoio que a universidade passará a prestar.

A ação está sendo colocada em prática por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). O objetivo é ofertar disciplinas básicas para estudantes de mestrado e doutorado em turmas únicas – presenciais e à distância –, reduzindo o esforço hoje pulverizado entre os vários programas. A ideia é que, com isso, os esforços dos corpos docentes de cada curso possam ser direcionados integralmente para suas áreas de especialidade.

“Além de constituir um importante elemento para consolidar iniciativas de internacionalização, a disciplina de Escrita Acadêmica em Inglês pode facilitar os aceites de artigos de nossos discentes e pesquisadores em periódicos internacionais”, explica o coordenador de Programas de Pós-Graduação Stricto sensu da PRPPG, André Luiz Felix Rodacki.

Oportunidades acadêmicas

Jéssica Pereira Frazão é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom/UFPR) e fará a disciplina em ambiente virtual, pois este semestre está morando na Inglaterra. Ela conta que decidiu cursar essa disciplina para melhorar a escrita acadêmica em inglês e ganhar mais segurança: “Consigo me comunicar bem em inglês, mas a escrita em nível acadêmico ainda é um problema. Pretendo montar frases mais concisas, com a certeza de que estejam de forma natural para os falantes da língua inglesa”.

Jéssica acredita que a iniciativa é essencial para a internacionalização da universidade e de seu programa de pós-graduação. “Assim, docentes e discentes se sentirão preparados para participar de qualquer debate, inclusive fora do Brasil. As oportunidades no exterior são muitas quando você se propõe a escrever em uma língua em que boas discussões são feitas”, revela a estudante que vê a disciplina como uma forma de auxiliar em sua necessidade de escrever artigos para periódicos e apresentações em eventos.

“Acho que a ciência no Brasil precisa ultrapassar as fronteiras do país, e escrever em inglês é um ótimo começo”, diz a mestranda.

Vagas presenciais e a distância

A primeira edição da disciplina será ofertada por uma equipe multidisciplinar, com experiência no tema, e coordenada pelo professor Ron Martinez. O principal requisito da disciplina é a co-participação dos orientadores, que deverão acompanhar o progresso dos seus orientandos durante o curso.

Inicialmente seriam ofertadas apenas 400 vagas, porém devido à demanda, houve expansão para 500 vagas, entre presenciais e a distância. Aqueles que forem cursar a disciplina de forma não-presencial poderão interagir instantaneamente com as atividades desenvolvidas durante as aulas e estarão sujeitos às mesmas demandas e exigências de desempenho acadêmico do que aqueles discentes que optarem pelo regime presencial do curso. A transmissão será realizada pela UFPR-TV, que fará o streaming a partir de tecnologia própria.

Serviço

Nome da disciplina: Escrita Acadêmica em Inglês

Horário: Das 14h às 17h

Início: 30 de agosto

Período: quartas-feiras, a partir de 30 de agosto de 2017

Local: Auditório do SEPT (Setor de Educação Profissional e Tecnológica)

Endereço: R. Dr. Alcídes Vieira Arco-Verde, 1225 – Jd. das Américas, Curitiba

 

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...