Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Aula inaugural de Medicina abre o ano letivo de 2019 na UFPR; confirmação de matrícula deve ser feita até o dia 6

Atividades do curso de Medicina deram início ao ano letivo de 2019 nesta segunda-feira (4). A aula inaugural da graduação, realizada no auditório do Setor de Ciências da Saúde, marca o começo do semestre e o ingresso dos calouros na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O curso de Medicina de Toledo também inicia na mesma data.

Deram boas-vindas aos estudantes os integrantes de uma mesa composta pelo reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; pelo vice-diretor do Setor de Ciências da Saúde, Edison Tizzot; pelo gerente de ensino e pesquisa do Complexo do Hospital de Clínicas (CHC), Rosires Pereira de Andrade; pela coordenadora do curso, Marta Rehme; e pela secretária-geral do Diretório Acadêmico Nilo Cairo, Vitória Bevervanso.

A veterana de Medicina e, agora, colega dos calouros, Vitória, abriu a cerimônia lembrando os estudantes de que eles estão entrando em uma grande comunidade em busca do mesmo sonho. “Para isso, podemos sempre contar uns com os outros. Estamos aqui para o que vocês precisarem”. A coordenadora do curso também ofereceu apoio e deu conselhos. “Chegar até aqui não foi fácil. Vocês venceram essa batalha e agora que estão aqui vão precisar ter muito esforço, dedicação e planejamento pessoal”, disse Marta.

Foto: Marcos Solivan

O gerente de ensino e pesquisa do CHC, local em que os futuros médicos passarão muito tempo da vida acadêmica, salientou a importância da pesquisa, estudo, multidisciplinaridade e inovação. “Hoje estamos aqui aprendendo e ensinando em conjunto, em equipes multidisciplinares, que são o futuro da Medicina. Estudem cada vez mais porque a área da saúde evolui. Na Medicina se pesquisa muito e o resultado da pesquisa se traduz em inovação. Com inovação conseguimos mais avanço e mais prevenção”. “Aqui, abraçando a Medicina, vocês estão dando o primeiro passo para uma vida profissional que vai se eternizar. A UFPR vai apoiá-lo e propiciar muitos momentos marcantes a vocês”, acrescentou Tizzot, vice-diretor do Setor.

Para finalizar a cerimônia, o reitor lembrou os jovens o significado da universidade e a relevância de ingressar em uma instituição centenária. “A universidade pública não vive em função do mercado, apesar de preparar as pessoas para ele. Ela tem o objetivo de cultuar o saber e a ciência, que nem sempre são cultuados pelos cifrões. O nosso diferencial é sermos parte de uma história que se confunde com a história da sociedade paranaense”.

Fonseca enalteceu, ainda, a excelência da estrutura e dos profissionais que os estudantes encontrarão na UFPR. “Não há curso de Medicina, nem professores, nem hospital como da UFPR. Vocês estão entrando em um local diferenciado de saber e de conhecimento com excelência”.

Os demais cursos iniciam as aulas no dia 18 de fevereiro, com exceção dos sediados no Setor Litoral e no Centro de Estudos do Mar, que começam no dia 11 de março. Os novos alunos devem ficar atentos porque nos três primeiros dias letivos devem confirmar sua matrícula na coordenação do curso, sob risco de perda da vaga, caso o procedimento não seja realizado.

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...