Ensino e Educação

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Aula inaugural da Pós-Graduação em Antropologia debaterá a Antropologia no Brasil em tempos de crise

Superintendência de Comunicação Social     11 de abril de 2017 - 9h04

A aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPR será ministrada por Antonio Carlos de Souza Lima, com palestra intitulada “A antropologia no Brasil em tempos de crise: como nos vemos, o que queremos, o que podemos no cenário atual”. A palestra será realizada no dia 12 de abril, às 15 horas, no Anfiteatro 100, do Edifício Dom Pedro I.

Antonio Carlos de Souza Lima é professor titular de etnologia no Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, localizado no Museu Nacional. É, também, ex-presidente da Associação Brasileira de Antropologia (gestão 2015/2016). Tem experiência nas áreas de Antropologia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Antropologia do Estado (indigenismo, política indigenista, povos indígenas e universidade; estudos sobre a administração pública e cooperação técnica internacional) e História da Antropologia no Brasil (antropologia histórica dos museus e coleções etnológicas; relações indigenismo-antropologia). Autor de inúmeros artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais, bem como de vários livros, dentre eles: Um Grande Cerco de Paz. Poder Tutelar, Indianidade e Formação do Estado no Brasil, Petrópolis: Vozes (1995); Gestar e Gerir: Estudos para uma Antropologia da Administração Pública. Rio de Janeiro: Nuap/Relume-Dumará (2003); As órbitas do sítio: subsídios para o estudo da política indigenista no Brasil, 1910-1967. Rio de Janeiro: Contra Capa/ LACED/Museu Nacional-UFRJ (2009).

Aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Antropologia

Data: 12 de abril de 2017