Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

AUI apresenta em encontro de relações internacionais as políticas da UFPR para inclusão de refugiados e migrantes

Duarte apresentou os resultados das políticas afirmativas da UFPR voltadas a migrantes e refugiados. Foto: Divulgação

As formas como a UFPR tem acolhido e apoiado a inclusão de refugiados e migrantes no ensino superior foi o tema da fala do professor André Duarte, diretor da Agência UFPR Internacional (AUI), na conferência anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), nesta terça-feira (16), em Belém. O encontro, que reuniu responsáveis pelas relações internacionais de instituições de cerca de 30 países, é hoje o maior evento sobre internacionalização do ensino superior na América Latina e no Caribe.

Segundo Duarte, a política de acolhimento e de garantia de permanência de imigrantes e refugiados da UFPR tem despontado como referência, devido à amplitude e ao entrosamento de suas ações.

“Não somos a única instituição de ensino superior no Brasil que tem políticas abrangentes, mas somos, em grande medida, uma referência porque somos das poucas que implantaram um conjunto coerente de atividades e de ações, tanto normativas quanto de acolhimento”, explica.

Nos últimos anos a universidade promoveu uma série de iniciativas para a inclusão e a integração de migrantes e refugiados. Entre as mais recentes, está a campanha “Recomeços são possíveis”, que conscientiza a comunidade universitária sobre a necessidade de acolhimento e integração de migrantes e refugiados com vínculo na instituição. A campanha foi lançada em fevereiro.

Vestibular

A UFPR também realizou, em janeiro, o primeiro vestibular voltado a migrantes e refugiados, com dez vagas suplementares anuais. O processo seletivo foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em novembro.

Outra política integrativa é o curso de português para estrangeiros, oferecido dentro do projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH), que reúne o curso de Letras e o Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) desde 2013.

Sobre a Faubai

A abertura da Faubai 2019 Conference ocorreu no dia 13 e o evento termina nesta quarta (17) — a programação pode ser consultada neste link.

Criada em 1988, a Faubai reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais em universidades. A finalidade da associação é promover as iniciativas na área, além de aproximar as instituições de agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...