Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Atrações culturais e artísticas para todos os públicos farão parte do Festival UFPR

Superintendência de Comunicação Social     17 de setembro de 2019 - 13h18

Vivenciar a arte e a cultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma das coisas que o 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação, que acontece entre os dias 23 e 28 de setembro, vai proporcionar. Ao longo dos cinco dias, diversas apresentações culturais, oficinas, intervenções artísticas e ações culturais integram o evento.

As principais atividades culturais acontecerão em dois palcos: Palco Extensão, localizado no pátio da Reitoria, e o palco do Teatro da Reitoria. Estudantes e integrantes dos cinco grupos artísticos da UFPR apresentarão atrações culturais, sessão de cinema, oficinas de circo, entre outras atividades para a comunidade interna e externa.

Oficina de iniciação ao circo será uma das opções para o público. Foto: Marcos Solivan.

Uma das novidades que o Festival proporciona é a Feira Gastronômica das Nações, que vai comercializar, no Pátio da Reitoria, artesanato e pratos típicos produzidos por estudantes migrantes e refugiados vindos da República Democrática do Congo, do Japão e da Síria. O espaço Ponto de Cultura, no mesmo local, terá rodas de conversas sobre a culinária haitiana, seguidas por degustação da bebida típica do país. O objetivo é compartilhar tradições, crenças e ingredientes utilizados na culinária local.

A prática de exercício físico ganha espaço no Aulão de Kundaline Yoga que será ministrado por profissionais do Nanac Instituto de Yoga no entardecer do dia 25 (quarta-feira), no pátio da Reitoria. Na mesma data a Banda Astronauta Kamikaze, formada por alunos de Comunicação Social, apresenta-se no Palco Extensão, às 18h.

Esse palco, no pátio da Reitoria, ficará aberto para receber manifestações artísticas e culturais espontâneas. “A ideia é criar um palco democrático para dar visibilidade às ações desenvolvidas pela comunidade acadêmica, podendo ser também utilizado como espaço de divulgação, convites e outras ações”, explica o coordenador de cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Rodrigo Reis. Quem quiser participar deve se inscrever no espaço Ponto de Cultura, localizado ao lado do palco.

Exposições e interações museológicas integram a programação. Foto: Samira Chami Neve

A Capela da Reitoria e algumas salas de aula do Edifício Dom Pedro I também servirão como cenário para ações culturais, assim como salas de aula do Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade, e o Museu de Arte da UFPR (MusA) que terá exposições, oficinas e intervenções artísticas e museológicas. No 25 (quarta-feira), às 19h, acontece a abertura do CUBIC 4, Circuito Universitário da Bienal de Curitiba que atua como plataforma de produção, formação e profissionalização de artistas universitários da região sul do Brasil e da América Latina.

A exposição dos projetos de pesquisa e extensão da UFPR promete ser outro atrativo com a disponibilização de um trailer que vai reproduzir o ambiente marinho. O Laboratório Móvel de Educação Científica (LabMóvel), programa de extensão da UFPR Litoral, exibe o Teatro Científico no dia 24 (terça-feira), às 12h, no Teatro da Reitoria.

Cinco oficinas diferentes e abertas ao público abordarão temas como circo, teatro, dança e política migratória. Além disso, o Festival terá atrações variadas e ecléticas como sarau, recital, shows, peças teatrais, palestras, workshops, rodas de conversa, intervenções, apresentações de DJ’s e exibição de um documentário.

Téssera Companhia de Dança da UFPR fará algumas apresentações. Foto: Nicolle Schumacher.

O coordenador de cultura afirma que as atividades selecionadas incentivam, divulgam e ampliam o convite para que todo público conheça e integre as ações culturais desenvolvidas na UFPR. “No espaço Ponto de Cultura, por exemplo, haverá a divulgação de um banco de dados com todos os coletivos culturais existentes na UFPR, tais como Clube da Dança, Oficina de Circo, Clube de fotografia e outros”.

Para Reis, o público deve prestigiar as atrações do festival para conhecer, integrar e divulgar as ações que os estudantes, técnicos e docentes desenvolvem dentro e fora da instituição. “Vivenciar a arte e a cultura da UFPR, na UFPR, é criar o próprio potencial para nos tornar mais humanos, o que é essencial para a transformação da sociedade em uma sociedade melhor”.

Confira a programação do 1º Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação.

Literatura, leitura e cultura marcam presença na Feira do Livro, que integra o 1º Festival UFPR