Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Atendendo a recomendações da CGU, Coun revoga resolução das 30 horas até elaboração de nova regulamentação

Superintendência de Comunicação Social     18 de outubro de 2018 - 17h57

Após debate formulado a partir de observações e recomendações da Controladoria Geral da União (CGU), o Conselho Universitário (Coun) da UFPR decidiu nesta quarta-feira (17) pela revogação da Resolução n° 12/2017, que regulamenta a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos da universidade. A decisão não altera de imediato a jornada de nenhum dos servidores que já cumprem 30 horas semanais. A proposta é que todos eles mantenham a jornada inalterada até 31 de dezembro, enquanto a comunidade universitária debate uma nova norma sobre o tema.

Nos próximos meses, a UFPR promoverá ampla discussão sobre o tema, culminando numa audiência pública , em data a ser marcada. A intenção é encontrar formas de atender às novas exigências jurídicas a respeito deste tema (em particular a Instrução Normativa 02, de 12 de setembro de 2018, do Ministério do Planejamento).

A partir de requerimento formulado por todos os diretores de setor da UFPR, antes do início da sessão de quarta-feira o superintendente da CGU no Paraná, José William Gomes da Silva, e outros dois auditores apresentaram aos integrantes do Coun um resumo dos argumentos relativos às 30 horas incluídos no Relatório de Auditoria Anual do exercício 2017 da CGU. A Controladoria argumenta que, assim como ocorre em outras universidades, na UFPR grande parte dos casos de jornada flexibilizada não está em conformidade com a legislação que trata do assunto e são, portanto, casos irregulares.

A sessão teve início logo após a apresentação, assim que os representantes da CGU se retiraram. A discussão durou quase seis horas e culminou com a apresentação de duas propostas: uma pela manutenção da Resolução n° 12/2017 e outra pela revogação da resolução. Ambas as propostas incluíam a capilarização do debate sobre o tema na UFPR e a realização, ao final, de uma audiência pública.

A proposta de revogação da resolução foi aprovada por 36 votos a 8.

“Não houve na sessão do Coun qualquer encaminhamento contra as 30 horas. O que se decidiu foi revogar a resolução para que possamos elaborar uma nova normativa, adequada aos instrumentos legais que tratam do assunto”, ressaltou o reitor Ricardo Marcelo Fonseca, presidente da sessão do Coun. “Teremos agora um período de debate com toda a comunidade universitária, reforçando a forma transparente e democrática como a Reitoria vem tratando do assunto.”


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR