+ UFPR

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Emergências na UFPR em Curitiba devem ser encaminhadas ao Samu ou ao Siate a partir de 17/1

Superintendência de Comunicação Social     17 de janeiro de 2020 - 18h38

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que, a partir da próxima sexta-feira (17), os atendimentos de urgência e emergência solicitados de dentro da universidade devem ser encaminhadas ao Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) ou ao Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), e não mais à antiga empresa terceirizada.

A orientação atinge todas as pessoas que frequentam os espaços da UFPR em Curitiba e na Região Metropolitana e podem vir a precisar de serviços do tipo.

Por ora, o serviço de atendimento às emergências médicas está em processo de licitação. A UFPR ressalta que mudanças nessa situação serão informadas oportunamente, inclusive com a devida alteração de cartazes informativos nos campi.

Veja abaixo como proceder em cada situação:

Samu
Acionado pelo telefone 192 e atende emergências clínicas, como:

dores no peito que surgem repentinamente e que podem ser sintomas de problemas no coração
intoxicação com produtos de limpeza e envenenamento
perdas de consciência, desmaios
hemorragias
crises de convulsão
crises psiquiátricas

Siate
Acionado pelo telefone 193 e atende traumas e ferimentos no corpo, em casos como:

acidentes de trânsito com um ou mais feridos
ferimentos de arma de fogo ou arma branca
agressão
quedas com ferimentos e fraturas
ataques de animais, como cães e abelhas
choques elétricos graves
afogamentos
queimaduras (calor, substâncias químicas, etc)

Outros telefones úteis:

100 – Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes ou Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
194 – Polícia Federal
190 – Polícia Militar
153 – Guarda Municipal de Curitiba
191 – Polícia Rodoviária Federal
188 – Centro de Valorização da Vida (CVV)

Mais informações no site da Progepe e pelo telefone (41) 3360-4514.