Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Arte contribui para humanização e saúde mental, segundo pesquisadoras; UFPR oferece acesso online na quarentena

Superintendência de Comunicação Social     30 de abril de 2020 - 19h56

Pesquisadoras das áreas de Artes e Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) explicam que a arte contribui para a saúde mental, humaniza, aproxima pessoas e aumenta a qualidade de vida. A UFPR está disponibilizando acessos online e gratuitos para a comunidade interna e externa durante o período de isolamento social, que podem ajudar nesse sentido. As ações contemplam música, dança, teatro, arte e outras atividades culturais – confira abaixo.

De acordo com a pesquisadora Stephanie Dahn Batista, professora do Departamento de Artes e vice-diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da UFPR, a prática artística contribui para a saúde mental porque humaniza quem se envolve. “A arte nos explica a nossa própria existência e o mundo. Nas manifestações artísticas, construímos uma identidade enquanto sujeito, enquanto grupo, e isso provoca uma profunda repercussão na vida das pessoas”.

MusA divulga exposições e acervo, como o registro da cacique Juliana Kerexu realizando intervenções nas paredes do Museu em 2019. Foto: Douglas Fróis/MusA-Divulgação

Segundo a pesquisadora Lidia Weber, do Departamento de Psicologia e Setor de Educação da UFPR, essas atividades elevam a qualidade de vida. “Existem muitos estudos mostrando que atividades artísticas podem reduzir o estresse e queixas de saúde, promover funções imunológicas, trazer benefícios físicos e psicológicos e, portanto, aumentar a qualidade de vida”.

A psicóloga e pesquisadora Lidia explica que a arte está intimamente ligada aos sentidos, formas, cores e sons que trazem satisfação. “Arte e cultura promovem relacionamento e aproximam pessoas e comunidades. Atuam no sentido de dar significado a conceitos humanos de cada dia. A arte é essencial para a saúde do ser humano. Por isso existem tantas formas de terapias com arte, música, dança, teatro, poesia etc.”.

Banda Astronauta Kamikaze é uma das atrações do evento cultural online “Movimento Conexão”, que será transmitido nesta quarta (29) e quinta (30). Foto: Divulgação

Para Patricia Salles, produtora cultural do Sacod, a arte pode ser uma válvula de escape nos tempos de isolamento social. “Os artistas podem manter este contato, estando mais próximo virtualmente do seu público mostrando e divulgando as suas produções e estreitando este vínculo. Já o espectador ganha com a possibilidade de conhecer novas áreas artísticas ou se aprofundar nos temas que já tem afinidade”.

O pró-reitor de extensão e cultura da UFPR, Leandro Gorsdorf, reforça que disponibilizar esse conteúdo online é importante para democratizar o acesso ao conhecimento. “Este material está diretamente vinculado ao papel da universidade, que é o de produção e difusão do conhecimento”.

Confira abaixo algumas das produções que a UFPR disponibiliza online para o público durante o período de isolamento social. Para ficar ligado na programação cultural da UFPR durante a quarentena, siga a página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFPR no Instagram e no Facebook.

Movimento Conexão

Nos dias 29 e 30 de abril, ocorre o “Movimento Conexão: Culturas Compartilhadas”, um evento 100% online. Serão 15 atrações, totalizando oito horas de apresentações artísticas e webinários gratuitos. As transmissões serão no Instagram e no Facebook da Agência Escola – confira a programação completa neste link. Para quem não conseguir acompanhar a programação completa, as transmissões ficarão disponíveis nos perfis oficiais da Agência Escola.

A ação é uma parceria entre a Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR, o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (Proec).

MAE disponibiliza materiais da ação “Abril indígena”, como as esculturas de cerâmica Ritxoko. Foto: MAE/Divulgação

Museus e exposições

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) e o Museu de Arte da UFPR (MusA) somam esforços para disponibilizar a campanha do “Abril indígena” da Universidade. Ao longo do quarto mês de 2020, as redes sociais dessas instituições estão disponibilizando materiais online sobre a influência dessa cultura na Universidade e na sociedade. Para saber mais sobre o “Abril indígena”, clique aqui.

Além disso, o MusA está publicando peças do catálogo em sua página do Facebook. Os posts mostram obras e peças que passaram pelo Museu, além de posts sobre a história das exposições e o acervo do MusA.

Música

Professores do curso de Música da UFPR se reuniram para criar a série “Falando de Música”. O conteúdo é disponibilizado por meio de live stream no YouTube. Os bate-papos são oferecidos para qualquer um que tiver interesse em aprender um pouco mais sobre música.

Para os que tiverem interesse em escutar bandas locais, a UFPR TV organizou uma playlist com o programa Som e Prosa, produção da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR em parceria com a UFPR TV. A série dá visibilidade e conta sobre a trajetória de grupos da região. Para conferir a playlist, clique aqui.

Dança

O projeto Téssera – Companhia de Dança da UFPR oferece conteúdo para os que aproveitam essa forma de expressão. O grupo, que existe desde 1981, está usando suas redes sociais para publicar conteúdo sobre a história do Téssera, registros de apresentações e outras coreografias.

Artes visuais

Para os que gostam de Artes Visuais, os professores do curso de Artes Visuais montaram um caderno para manter os estudantes informados e contribuir também para a comunidade externa. Para acessar o Caderno Artes Visuais UFPR, clique aqui.

Além disso, nesse link está disponível a playlist do Estado da Arte, programa da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR em parceria com a UFPR TV, que busca aprofundar as questões culturais que fazem parte da Universidade e também de Curitiba, sempre com um olhar simpático e muita leveza.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

Por Breno Antunes da Luz
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR