Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Aprovados no vestibular devem apresentar documentação para Registro Acadêmico a partir do dia 17

Superintendência de Comunicação Social     15 de janeiro de 2019 - 10h41

Os candidatos aprovados no Vestibular 2018/2019 da Universidade Federal do Paraná (UFPR) devem estar atentos aos documentos necessários para o Registro Acadêmico. O processo começa nesta quinta-feira (17) e a recomendação é de que os aprovados compareçam ao local da matrícula ainda que tenham dúvidas ou não possuam todos documentos requeridos, pois servidores darão orientação aos estudantes.

É necessário comparecer com a documentação conforme horário e local definidos pelo edital nº no 03/2019 – NAA/NC/PROGRAD/UFPR, divulgado na última sexta-feira (11). O registro só pode ser realizado no campus expresso no edital.

Para o registro, solicita-se a apresentação dos seguintes documentos originais acompanhados de uma fotocópia simples: documento de identificação; certidão de nascimento ou casamento; histórico escolar de ensino médio (completo) ou equivalente e certificado de conclusão de ensino médio ou equivalente ou, excepcionalmente, Declaração de Conclusão de Ensino Médio; e comprovante impresso de situação cadastral no CPF – deverá ser impresso pelo site da Receita Federal.

Foto: Leonardo Bettinelli

É possível apresentar fotocópia autenticada em vez do original. Serão aceitos como identificação os documentos elencados no item 10.9 do edital nº28/2018 – NC/PROGRAD. A carteira de identidade civil não será aceita se apresentar a condição “não alfabetizado”.

Candidatos estrangeiros devem levar fotocópia autenticada do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) Permanente ou fotocópia simples acompanhada do documento original. O RNE-Temporário ou Protocolo será aceito a título precário, com o compromisso de substituição pelo RNE-Permanente até o prazo de vencimento do documento apresentado.

Os estudantes aprovados em categorias de inclusão, que exigem renda per capita inferior a 1,5 salário mínimo, precisam apresentar também os documentos exigidos para fins de comprovação de renda, conforme instruções no item 9 do Guia do Candidato.

Aqueles aprovados nas vagas que requerem a formação integral do ensino médio em escolas pública, independente da renda, devem apresentar declaração de que não cursaram o ensino médio em escola particular e declaração de que não possuem curso superior, conforme modelos disponibilizados no Guia do Candidato.

O Registro Acadêmico por procuração é aceito desde que o representante legal porte documento oficial que o identifique e a procuração pública ou instrumento particular, com firma reconhecida em cartório.

Foto: André Filgueira

Segundo o pró-reitor de Graduação, Eduardo Salles de Oliveira Barra, os candidatos que não apresentarem algum documento requerido poderão ingressar com recurso que dará direito a um prazo de dois dias para suplementar a documentação. Não será permitida a entrada de acompanhantes no momento do registro, o acesso ao prédio é exclusivo para aprovados.

A confirmação de matrícula será realizada de acordo com o período previsto na declaração assinada na ocasião do registro, na secretaria da coordenação do curso.

Conforme edital, o registro acadêmico deverá ser feito, para as graduações a serem cursadas em Curitiba e em Pontal do Paraná, no Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA) – Praça Santos Andrade, 50, Centro (Prédio Histórico da UFPR) – do dia 17 a 23 de janeiro. Os aprovados em Palotina devem comparecer, nos dias 17 e 18, na Secretaria do Campus – localizada na Rua Pioneiro, 2.153, Jardim Dallas, Palotina. Nos dias 21 a 23 será a vez dos estudantes da UFPR Litoral, que precisam levar a documentação na Unidade de Gestão Acadêmica – Rua Jaguariaíva, 512, Caiobá, Matinhos.

Em Jandaia do Sul, o procedimento acontecerá nos dias 21 e 22 na Secretaria Acadêmica do Campus – Rua Dr. João Maximiano, 426, Centro, Jandaia do Sul. Já os candidatos aprovados para cursar Medicina em Toledo farão o registro no dia 23 na Secretaria Acadêmica do Campus – Rodovia PR 182, s/n, km 320/321, Biopark – Parque Científico e Tecnológico em Biociências, Toledo.

Foto: Samira Chami Neves

Os estudantes devem ficar atentos ao dia e horário destinado ao registro acadêmico de cada curso, pois o trâmite só acontecerá naquele momento. “É um dia de confraternização em que os veteranos preparam festas para recepcionar os calouros após o registro”, conta Barra.

As chamadas complementares estão previstas para iniciarem a partir de 30 de janeiro e serão divulgadas no site do Núcleo do Concursos. As aulas da maioria dos cursos começam no dia 18 de fevereiro – confira os calendários acadêmicos aqui.

Mais informações

O NC disponibilizou um e-mail específico para o encaminhamento de dúvidas sobre o Registro Acadêmico: registroacademico@ufpr.br.


Outras notícias

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR