Ensino e Educação

Aplicativo UFPR Virtual está disponível para celulares

Lais Murakami     20 de novembro de 2020 - 17h22

Em tempos de pandemia e ensino remoto, ter acesso aos recursos acadêmicos é essencial. Agora, a plataforma UFPR Virtual está disponível na palma da mão. É possível baixar gratuitamente o app UFPR Virtual em celulares com sistema Android pelo Google Play Store. Em breve, o aplicativo também estará disponível no sistema iOS.

Segundo dados da pesquisa sobre o Ensino Remoto Emergencial (ERE), realizada em setembro, 60% dos estudantes que responderam à avaliação utilizam telefone celular para estudar. “Vai ser muito estratégico, porque muitos alunos usam o celular para estudar. O lançamento do app tem a ver com a leitura do cenário (apurado na pesquisa)”, conta a professora Maria Josele Bucco Coelho, responsável pela Coordenadoria de Integração de Políticas de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná (Cipead).

A plataforma UFPR Virtual foi desenvolvida pela Cipead para funcionar como uma espécie de “campus online da UFPR”, como explica a professora Josele. Em um mesmo ambiente, a plataforma oferece as funcionalidades de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), podendo atuar totalmente com o ensino a distância e ser suporte tecnológico para as aulas presenciais. Nela, os professores têm espaço para sala de aula virtual disciplina, podem disponibilizar conteúdo, propor, enviar e receber atividades, trocar informações e interagir com os alunos através de aulas síncronas. Na mesma plataforma, há tutoriais sobre como usar esses recursos.

Os estudantes podem ter acesso a todo o mapa do curso, às disciplinas – e respectivos materiais – que estão matriculados, além de ter um espaço de interação com colegas e professores. “Para os alunos que estão iniciando sua jornada formativa no ensino online, a plataforma tem uma ambientação, com dicas de estudo”, explica Josele. Todo o material foi produzido seguindo protocolos de acessibilidade digital.

A UFPR Virtual foi desenvolvida durante dois anos por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e professores e seria implantada ao longo de 2020. A pandemia acelerou o processo e a UFPR Virtual passou a abrigar, de forma gradativa, as disciplinas do período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) a partir de abril deste ano. Atualmente, todas as disciplinas ofertadas no período especial 2 estão alocadas na UFPR Virtual. As turmas são abertas automaticamente, pois este campus online está integrado a todos os sistemas acadêmicos da UFPR.

Em poucos meses – a UFPR Virtual foi ao ar em abril de 2020 – já são 35.551 usuários e 16.219 salas. Só no segundo período especial, ofertado a partir de outubro, foram 46.873 acessos. Se no início houve resistência diante do novo, a coordenadora diz que a Cipead usou a formação e a informação como estratégia. “Fizemos o maior movimento formativo de docentes na UFPR. Com os processos formativos, conhecendo os recursos e familiarizando sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), fomos aumentando o letramento digital da comunidade, baixando a ansiedade e aumentando, paulatinamente, o uso dos recursos, mas o caminho ainda é grande”, comenta Josele. Até agora, cerca de 1.600 professores fizeram cursos de 45 horas e mais de dois mil certificados de oficinas foram emitidos.

Todos os recursos da plataforma UFPR Virtual estão disponíveis no app. Para obter o aplicativo, é preciso acessar a loja de aplicativos Google Play, pelo dispositivo com sistema Android.

Imagem no destaque: Pexels por Pixabay