Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ano letivo 2021 começa na segunda-feira (20) com recepção virtual aos alunos

A Universidade Federal do Paraná fará a recepção dos calouros aprovados no processo seletivo 2020/2021 na segunda-feira, 20 de setembro, às 9h30, através de uma transmissão ao vivo, pelo canal da UFPR TV no YouTube. Os alunos receberão as boas-vindas da administração da UFPR e orientações sobre a instituição.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, dará as boas-vindas aos estudantes nesse primeiro dia do ano letivo de 2021. Em seguida, a vice-reitora, Graciela Bolzón de Muniz, também recepcionará os calouros. Durante a transmissão, a equipe de pró-reitores dará orientações sobre benefícios oferecidos aos alunos, atividades e funcionamento das pró-reitorias de Graduação e educação profissional, Assuntos estudantis, Pesquisa e pós-graduação e Extensão e cultura.

Calendário
O ano letivo de 2021 foi aprovado pelo Conselho de Ensino,Pesquisa e Extensão (Cepe) no dia 16 de agosto, após um processo de diálogo intenso entre todas as categorias da comunidade universitária. A necessidade de adequação do calendário acadêmico – afetado pela pandemia da Covid 19 – ao calendário civil levou em conta os anseios da comunidade acadêmica, considerando entradas de calouros, períodos de exames finais, lançamento de notas e matrículas, sem perder a qualidade do ensino.

O início das aulas será de forma remota ou híbrida, conforme a realidade local setorial e a posição do colegiado de cada curso, que tem autonomia para determinar a necessidade de atividades laboratoriais, em conformidade com as regras de biossegurança, como rege a resolução nº 22/21-Cepe. O primeiro semestre letivo de 2021 será de 20 de setembro a 18 de dezembro. O período de recesso será em janeiro de 2022. O segundo semestre de 2021 começa em 31 de janeiro de 2022, com término em 07 de maio de 2022.

Já o curso de Medicina, que sempre teve um calendário especial dentro da Instituição, continuará com uma programação de 18 semanas. Tanto no campus de Curitiba, quanto em Toledo, o primeiro semestre de 2021 de Medicina será de 20 de setembro de 2021 a 05 de fevereiro de 2022. O segundo semestre de 2021 será de 28 de fevereiro a 02 de julho de 2022.

A instrução normativa 02/2021, que estabelece o calendário detalhado para os cursos no período letivo de 2021, está disponível aqui. Para o curso de Medicina, que tem uma programação de 18 semanas, o calendário detalhado segue a instrução normativa 03/2021.

Para conhecer mais sobre a UFPR e a vida acadêmica, os calouros podem acessar o Manual da Estudante e do Estudante 2021 aqui.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...