Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Animais de estimação não adquirem Covid-19; tutores doentes não devem ter contato com humanos ou animais

A população brasileira possui mais de 132 milhões de animais de estimação – entre cães, gatos, aves, peixes, répteis e pequenos mamíferos. Os dados, de 2018, são do Instituo Pet Brasil que utiliza números levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o território nacional. Tratados como membros da família, é comum que a preocupação com os pets seja a mesma dispensada a seres humanos e no atual contexto, de pandemia causada pela Covid-19, um questionamento bastante ouvido pelos especialistas diz respeito à possibilidade de os animais adquirirem a doença e transmitirem o vírus.

Até o momento, não há evidência de que o SARS-CoV-2 seja transmitido por animais domésticos ou selvagens, tampouco existem registros de animais contraírem o vírus. Foram registrados dois relatos, em todo o mundo, de cães que testaram positivo para a presença do novo coronavírus em suas mucosas. Entretanto, a explicação mais admitida pelos especialistas é de que esse resultado tenha a ver com o material genético dos tutores, que em ambos os casos apresentavam a Covid-19.

No primeiro caso, em Hong Kong, um cachorro da raça Lulu da Pomerânia de 17 anos testou fracamente positivo para o SARS-CoV-2. As amostras coletadas foram de suas mucosas nasal e oral. O animal não apresentou sinais da doença até o momento em que os testes se tornaram negativos e ele foi liberado da quarentena. Infelizmente, dois dias após o resultado negativo, o cachorro faleceu de causa desconhecida e seu tutor não permitiu a autópsia. Alguns médicos veterinários acreditam que a morte possa ter sido causada por ansiedade sofrida durante quarentena, além da idade já estar bastante avançada para a espécie.

O segundo registro, também em Hong Kong, é de um cachorro da raça Pastor Alemão que testou positivo para o vírus no dia 20 de março. Até o momento, ele não apresenta sinais da doença e está em quarentena, sendo monitorado. Testes também estão sendo refeitos periodicamente.

Para o Departamento de Agricultura, Pescas e Conservação do Governo de Hong Kong, o fato de os testes encontrarem pouco material genético viral não indica que o vírus esteja se multiplicando nos cães, mas provavelmente que foram contaminados pelos donos que tinham Covid-19. Além disso, o resultado negativo após isolamento do Lulu da Pomerânia em local distinto reitera a possibilidade de contaminação pelo contato com o tutor.

Na China, o receio infundado, até o momento, da transmissão do SARS-CoV-2 por animais domésticos está aumentando os casos de abandono. Por isso, é importante reforçar que até agora não existe evidência da transmissão da Covid-19 por animais.

Especialistas da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aconselham que pessoas com Covid-19 se isolem e não mantenham contato nem com pessoas, nem com animais. No último caso, o risco não é que o animal também adquira a doença, mas sim que seja contaminado com o vírus por meio do material genético do tutor e acabe levando-o a outros membros da família.

Presidente da comissão, o professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular Emanuel Maltempi de Souza, orienta a manutenção dos hábitos de higiene em humanos e animais. “É bom sempre manter os animais bem asseados e lavar as mãos depois de manuseá-los, alimentá-los ou limpar as áreas que ocupam. Se tiver dúvida sobre quais produtos usar nos pets, é indicado consultar um veterinário”.

Caso o animal de estimação teste positivo para o novo coronavírus, é necessário que fique em quarentena e seja isolado do contato com outras pessoas. “Mas isso é extremamente raro e, até agora, nenhum teste tem sido feito em animais de estimação no Brasil”, afirma Souza.

As orientações do Conselho Federal de Medicina Veterinária e do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo são para que pessoas infectadas evitem contato com seus cães e gatos, fazendo quarentena de convivência com eles durante o período de isolamento domiciliar. A medida tem o objetivo de evitar que o tutor infectado, ao espirrar ou tossir, espalhe partículas virais na pelagem no animal.

Os veterinários recomendam, ainda, que as saídas com os animais sejam curtas, buscando lugares não aglomerados e horários de menor movimento. Ao retornar para a residência, é necessário higienizar as patas dos pets com água e sabão neutro, para evitar que o contato com superfícies contaminadas na rua leve partículas virais para o ambiente domiciliar.

Coronavírus animal

A comissão da UFPR esclarece que a Covid-19 é causa por vírus da família Coronaviridae, que possui espécies patogênicas para humanos e animais, sendo específicas para cada hospedeiro. O vírus da Covid-19, doença que atinge seres humanos, pertence ao gênero Betacoronavirus,  da espécie SARS-Cov-2.

“Em gatos, o FCoV (coronavírus felino) causa enterite, inflamação da mucosa do intestino delgado. Uma variante mais virulenta dessa espécie pode, ainda, causar a peritonite felina infecciosa”, explicam os especialistas. O FCoV pertence ao gênero Alphacoronavirus da família Coronaviridae.

“Em cães, o coronavirus canino (CCoV) pertence ao gênero Alphacoronavirus 1 e causa doença intestinal contagiosa a outros cachorros”. Esses vírus patogênicos para cães e gatos não infectam humanos, da mesma forma que o vírus da Covid-19 tem mostrado não infectar animais.

Souza comenta que existem vacinas para as doenças causadas pelo coronavírus animal e que elas não funcionam para humanos. “Se nós tomarmos a vacina ela será, na melhor das hipóteses, inócua. Há o risco de ela causar uma reação que pode levar à morte”.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

Sugestões

UFPR publica trabalhos em congresso espanhol sobre ordenamento territorial 
XI Congresso Internacional de Ordenación del Territorio aconteceu em outubro de 2023, com colaboração...
UFPR realiza intercâmbio de experiência sobre tratamento e digitalização de acervos 
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Ciência e Gestão da Informação (Decigi),...
Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...