Anexo A do Teixeira Soares termina em novembro

O anexo A do Campus Rebouças já está em construção. A empresa Kumer Engenharia venceu a licitação, aberta com orçamento indicado de R$3,9 milhões, com uma proposta de R$3,159 milhões. O prazo da obra é de nove meses e deve terminar em novembro. A licitação do anexo B está em fase de conclusão.

No edifício Teixeira Soares, o antigo prédio da Rede Ferroviária Federal, a UFPR pretende construir e reformar um total de mais de 62 mil m², numa obra que terá três fases, pelo menos. A primeira é o anexo A. Em 2011, deve ser licitado o anexo B e, após, a restauração do edifício principal.

O Campus Rebouças

O edifício Teixeira Soares é uma construção em alvenaria, de 1941. O prédio servia para os serviços de manutenção e administração da Rede Ferroviária Federal e é considerado, hoje, uma UIP (Unidade de Interesse de Preservação do município de Curitiba). A área construída hoje tem, no total, 13.102,68 m².

O projeto apresentado pela UFPR e aprovado pelo Conselho Municipal de Urbanismo prevê o restauro da maior parte do prédio. Apenas uma pequena parte, de 935 m², em estado muito precário e sem possibilidades de aproveitamento, será totalmente demolida.

O anexo A, logo na entrada, terá três pavimentos e 2.177,87 m². Abrigará, no futuro, a biblioteca e a cantina. O anexo B terá nove pavimentos, sendo que três já existem. A universidade vai construir outros seis sobre a edificação. No total, este anexo terá 11.901 m².

O anexo C será dividido em três. O C1 terá três pavimentos; o C2, oito pavimentos; e o C3, 15. Juntos, terão 33.053,35 m². Com subsolo e espaços a serem reformados, o total passará de 62.000 m², espaço que poderá acolher pelo menos 5 mil alunos por turno. Além da biblioteca, o campus terá também auditório e Restaurante Universitário.

O anexo C não tem previsão de licitação.

Perspectiva do projeto arquitetônico do Anexo A.
Foto: Reuni

Fonte: Mário Messagi Júnior