+ UFPR

Alunos elogiam diálogo com Reitoria no campus de Jandaia do Sul; Zaki Akel é cidadão benemérito

Superintendência de Comunicação Social     11 de agosto de 2015 - 18h59

A visita da Reitoria da UFPR ao campus avançado de  Jandaia do Sul marcou mais uma etapa no processo de diálogo com a comunidade e de interiorização da Universidade.  Hoje (dia 11), o campus recebeu uma palestra com o reitor para esclarecimentos sobre o projeto de expansão na cidade. Foram abordados vários assuntos, como a construção do novo campus, dos laboratórios e das bibliotecas.

Zaki também recebeu o título de Cidadão Benemérito de Jandaia do Sul, entregue pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Wesley Martins de Lima. “Fico muito honrado com esta homenagem. Agradeço à Câmara e à cidade de Jandaia do Sul”, comentou o reitor. O  coordenador do campus, professor Roberto Pettres, recebeu um agradecimento especial da Câmara de Vereadores pelo seu trabalho.

O reitor da UFPR aproveitou a visita para anunciar a possibilidade de alunos do campus de Jandaia do Sul utilizarem laboratórios da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) no seu campus de Apucarana.

Diálogo

Segundo o reitor, na palestra, o momento foi de ouvir e tranquilizar os estudantes sobre os anseios do Campus. “É um momento muito gratificante. A nossa presença foi importante para dialogar. Mostrando a grandiosidade de nosso projeto, baseado em planejamento. Teremos um campus em breve. Os alunos foram muito receptivos e tenho certeza que ficou clara a nossa preocupação e nosso cuidado com os alunos daqui. É novo fôlego para terminar o ano”, ressaltou Zaki.

Ele destacou, na palestra, as conquistas da sua gestão, como a expansão de mais de oito vezes do programa de bolsas para alunos – de 566 em 2008 para 5.347 em 2014. Apenas no Programa de Benefícios Econômicos para a Manutenção de Estudantes com Vulnerabilidade Socioeconômica (Probem), os beneficiados chegam a 6.683. Ainda de acordo com a Reitoria, na extensão, os programas e projetos aumentaram 97%, passando de 164 (em 2009) para 323 (2014). Finalmente, os recursos para o Fundo de Desenvolvimento Acadêmico aumentaram 167%, passando de R$ 946 mil em 2008 para R$ 2,5 milhões em 2014.

Os alunos também puderam fazer perguntas ao reitor e à equipe, aumentando ainda mais a sinergia. Para o aluno Leonardo Deosti, de Ciências Exatas, a reunião foi proveitosa. “O medo de não ter mais campus acabou. E em breve teremos um novo campus. Foi muito importante está aproximação entre a Reitoria e os estudantes. As dúvidas foram tiradas e nos sentimos mais próximos da UFPR.” Mesmo sentimento que Luiz Castro, aluno de Engenharia de Alimentos. “Fiquei muito alegre. Deu para respirar melhor e entender que o projeto está em andamento”. Já para o aluno Ivan Chicarelli, a reunião passou muita segurança. “Somos parte da Universidade do Paraná.”

Por Alexandra Fernandes