Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos e professores usam criatividade para atrair visitantes na UFPR: Cursos e Profissões

Espécies animais empalhadas ou vivas (incluindo uma grande aranha no aquário) no estande de Ciências Biológicas - Foto: Rodrigo Juste Duarte

A cada ano, os estandes da Feira de Cursos e Profissões trazem coisas novas para os alunos que vêm conhecer as opções que a UFPR oferece para o vestibular. Alguns atraem ainda mais a atenção do público, por conta de decoração criativa ou possibilidade de interação com o material. Confira o que há de inusitado na 10ª edição da Feira:

Ciências Biológicas
O curso de ciências biológicas não poupou esforços para atrair a atenção dos passantes na Feira. A novidade este ano é a presença de uma aranha caranguejeira e de um aquário marinho de anêmonas, além do já veterano “bicho-pau”.  O estande conta ainda com cinco microscópios e três lupas, com os quais os alunos podem interagir. Na decoração, plaquinhas com nomes de cientistas contemplados com os prêmios Nobel de Medicina e de Biologia decoram as paredes.
“É uma oportunidade de demonstrar o que é a profissão, e mostrar que a biologia não é só bicho e planta, como muitos pensam. Os alunos podem interagir com as coisas do estande, o que ajuda a mostrar o dinamismo e a multidisciplinaridade do curso”, afirma Charles Sezyshta, aluno do 7º período de Ciências Biológicas.

Demonstração de castração de animais, no castramóvel, ônibus do curso de Medicina Veterinária - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Engenharia Mecânica
A Engenharia Mecânica possui dois projetos de extensão voltados à área automobilística expostos na feira. Um deles é o UFPR Baja SAE, que propõe aos estudantes o desafio de projetar e construir um veículo off-road de quatro rodas para um ocupante, que seja capaz de manobrar em espaços reduzidos, além de seguro, barato, leve, competitivo e durável. O projeto é uma realização da Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE), podendo participar da competição alunos dos cursos das engenharias mecânica, mecatrônica, robótica, metalúrgica, eletrônica, automobilística, de produção, de automação industrial, aeronáutica, de materiais e agronômica, além de estudantes do curso de Física.
É realizada uma competição nacional que premia a equipe que conseguir o melhor resultado em velocidade e tração do automóvel. No último campeonato, a UFPR ficou em 3º lugar do Regional Sul. A participação no projeto é facultativa e para fazer parte os alunos interessados passam por um processo de seleção.
O outro projeto em exposição é o carro UFPR Fórmula, programa fundado na Engenharia Mecânica em 2010, mas que atualmente conta também com alunos da Engenharia Elétrica. Nele, os alunos preparam um carro de corrida para alugar para um piloto competir no campeonato Fórmula Premium. O projeto visa desenvolver o aluno pelo contato direto com o mercado de trabalho e inserção no meio automobilístico.

Veículo de corridas, do curso de Engenharia Mecânica - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Zootecnia
Todos os anos, o curso de Zootecnia traz animais para mostrar aos visitantes. O estande trouxe codornas, providas pela Fazenda Experimental Canguiri da UFPR, e pretende trazer também um coelho e cachorro adestrado, o que mostra outra área a que o zootecnista pode se direcionar: a análise comportamental dos animais.
Animais silvestres empalhados também fazem parte da arrumação do estande. O objetivo é mostrar ao aluno interessado o trabalho de melhoramento genético que o zootecnista executa para conservar os animais e evitar a extinção.

Engenharia Florestal
Outro destaque é o estande de Engenharia Florestal. Os integrantes trouxeram material para demonstrar várias áreas do curso, entre elas a conservação e manejo sustentável, tecnologia da madeira, produtos não madeiráveis e silvicultura.  Animais empalhados e espécies de plantas formam uma verdadeira floresta dentro do local. Coleções de sementes e insetos servem como atrativos para os participantes, além de amostras de diversos tipos de madeira do Paraná e da Amazônia.

Medicina Veterinária
O Departamento de Medicina Veterinária está apresentando na Feira a Unidade Móvel de Esterilização e Educação em Saúde (UMEES), um projeto de extensão do curso que serve às prefeituras dos municípios de Curitiba e região metropolitana, pelo Programa Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba, da Secretaria de Meio Ambiente. O projeto tem a intenção de conscientizar o dono do animal de estimação sobre a castração ─ quando deve ser feita e quais alternativas existem. A unidade realiza a operação, quando necessária, além do serviço de implantação de chips.

 

texto: Amanda Pofahl, com orientação de Simone Meirelles.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...