Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Alunos do curso de Turismo da UFPR recebem premiação em fórum internacional

Bruna Bertoldi Gonçalves     24 de junho de 2019 - 14h36

Três trabalhos apresentados por alunos do curso de Turismo da UFPR no 13º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu foram classificados entre os melhores na categoria Resumos Expandidos. O evento ocorreu durante a 14ª edição do Festival das Cataratas, realizado de 12 a 14 de junho no Rafain Palace Hotel & Convention, em Foz do Iguaçu.

“Uma abordagem de cultura pop em Curitiba-PR: Geek City”, trabalho apresentado pelos alunos do curso de Turismo da UFPR Heloisa Lima, Gabriela de Paula Faria e Jefferson França – sob orientação da docente Thays Cristina Domareski Ruiz – conquistou o primeiro lugar, com premiação de R$2.000,00 e certificado. O resumo escrito e a apresentação foram avaliados para a classificação.

“Analisamos os dados e descrevemos os resultados de uma pesquisa realizada no ano anterior na disciplina de comportamento do consumidor da professora Thays. Nós, da UFPR, ficamos orgulhosos em ser a segunda universidade do Brasil a ter mais trabalhos aprovados no Fórum Internacional de Turismo”, afirma Gabriela. A instituição com maior número de trabalhos aprovados foi a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).

“O trabalho apresentou um pouco sobre cultura pop e abordou o evento Geek City, que acontece na cidade de Curitiba, relacionando o evento com questões de turismo, com outros eventos de mesmo segmento e com sua importância para a cidade. Definir o público visitante e entender se o evento é atrativo para pessoas de fora da cidade também foram nossos objetivos”, complementa Jefferson.

A professora do curso de Turismo da UFPR, Thays Cristina Domareski Ruiz, e as alunas Heloisa Lima e Gabriela de Paula Faria receberam a premiação das mãos do idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli. Foto: Divulgação

Outros dois trabalhos produzidos por alunos da UFPR também ficaram entre os dez melhores resumos expandidos. “Consumo Colaborativo no Brasil: motivação do uso da plataforma Airbnb pelos brasileiros”, de autoria da acadêmica Natalia Cristina da Silva, foi orientado pela professora Franciele Cristina Manosso. “O tema central foi realizar um estudo sobre a plataforma Airbnb no Brasil, que é uma plataforma de aluguel de hospedagem. O objetivo foi descobrir quais são as motivações que levam o brasileiro a utilizar essa plataforma para viagens nacionais, isso pensando em indicadores como preço e comodidade”, afirma Natalia, estudante do quinto período do curso de Turismo.

“A formação superior em turismo no Brasil: trajetória e satisfação dos egressos”, de autoria de Eduardo Henrique Moscardi, Brendha Stacy Rangel e Márcia Shizue Massukado Nakatani, orientado pelo professor Carlos Eduardo Silveira, também ficou entre os melhores colocados na categoria.  O tema central é a discussão da qualidade da formação superior nos cursos de Turismo ao longo das décadas de 1990 e 2000, período em que os cursos de turismo passaram inicialmente por uma explosão de oferta e logo em seguida uma retração”, explica Brendha.

Os selecionados receberam certificados e a possibilidade de fazer parte do livro do evento, que reúne os dez melhores resumos expandidos de cada ano. Mais de 280 trabalhos foram submetidos dentro de 12 eixos temáticos para essa edição do Fórum, que reuniu mais de 1,7 mil inscritos de 41 instituições de ensino de 18 estados brasileiros. O público assistiu a palestras e participou de oficinas e minicursos. As atividades ocorreram nos dias 13 e 14 de junho.

O evento, considerado o maior fórum científico do turismo nacional, é promovido pela De Angeli Feiras em parceria com o Programa de Mestrado e Doutorado em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com apoio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e instituições brasileiras. A próxima edição será realizada em 2020, nos dias 17, 18 e 19 de junho.

Festival das Cataratas

Geração de negócios entre profissionais de turismo, divulgação de destinos, produtos e serviços, apresentação de inovações tecnológicas e estímulo à produção e disseminação da ciência são objetivos do Festival das Cataratas. De acordo com os organizadores, as atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu reuniram cerca de 9 mil pessoas em 2019.

A programação contou com visitas técnicas, capacitações e eventos paralelos, como Rodada de Negócios, Salão de Turismo Cultural e Espiritualidade, Salão do Vinho Argentino e Arena Gastronômica. A Feira de Turismo e Negócios reuniu mais de mil marcas de produtos e serviços turísticos em 187 estandes.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR