Ensino e Educação

Alunos do curso de Oceanografia participam de atividades no navio-escola “Ciências do Mar I”

Bruna Bertoldi Gonçalves     5 de junho de 2019 - 16h31

O navio oceanográfico “Ciências do Mar I” atracou no porto de Paranaguá na última segunda-feira, 3, para desenvolver trabalhos na plataforma continental paranaense e instruir alunos do curso de Oceanografia da UFPR. A graduação é ofertada no Centro de Estudos do Mar (CEM), em Pontal do Paraná.

A ação é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Mar (PPGMar) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), que visa à formação de profissionais em ciências do mar. O projeto percorre a costa brasileira e atende alunos de universidades públicas e privadas. Oito instituições da região sul devem receber a visita do navio-escola em 2019.

O navio-escola “Ciências do Mar I” permanecerá no litoral do estado até o final de junho para promover atividades com estudantes da UFPR e da Unioeste.

Os alunos desenvolvem as atividades durante o dia e pernoitam no navio, que permanece no mar sem voltar à costa por pelo menos três dias. A ideia é operarem os equipamentos voltados às Oceanografias Geológica, Física, Biológica e Química, trazendo dados e amostras coletadas”, explica Marcelo Lamour, coordenador do Laboratório de Oceanografia Geológica (Logeo) e do curso de Oceanografia da UFPR.

Dois professores do curso estão embarcados com os estudantes, que terão a oportunidade de operar equipamentos oceanográficos durante a navegação. “Os docentes coordenam as operações, mas são os alunos que executam as tarefas. Justamente para que ganhem experiência nas atividades que terão quando saírem da universidade”, complementa Marcelo. Um novo grupo embarcará na próxima semana.

Plataforma continental é a faixa de terra submersa que existe no litoral de todos os continentes. Imagem: InfoEscola

É a primeira vez que a UFPR recebe o Ciências do Mar I, e a expectativa é de que retorne a cada seis meses. O navio-escola permanecerá até o final de junho no litoral do estado. Alunos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) também terão a oportunidade de conhecer a embarcação.

Confira o vídeo sobre o Ciências do Mar I produzido pela Furg aqui.