Extensão e Cultura

Alunos do curso de arquitetura e urbanismo da UFPR vencem concurso de talento urbanístico

Superintendência de Comunicação Social     23 de junho de 2020 - 15h12

A equipe Ekobé, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, foi a vencedora do concurso “Talento Urbanístico Jovem”, promovido pela Comissão Especial para Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O concurso teve o objetivo de selecionar o melhor projeto arquitetônico para a nova ponte de acesso ao Parque Tingui, no bairro Pilarzinho.

imagem: arquivo Câmara Municipal de Curitiba

João Pedro Reguim de Paulo, representante da equipe que apresentou o projeto na última segunda (15), revelou que o design proposto respeita a identidade cultural do Tingui e é inspirado no Memorial Ucraniano, localizado no parque. Além disso, preserva a ponte de ciclistas e pedestres e é de fácil construção com a utilização de materiais ecológicos e de baixo custo.

Formada também pelos alunos Mateus Tedeschi Diogo dos Santos e Sofia Moresca de Lacerda, a equipe Ekobé destacou que a opção por uma estrutura mista, que une toras de madeira de eucalipto reflorestado e concreto armado, foi a mais acertada e com melhor custo-benefício. “Isso porque ela acaba sendo mais barata, mais viável que uma ponte inteira de concreto armado, e mais barata no longo prazo, por ter alta durabilidade”, comenta João Pedro.

Para o vereador Mauro Ignácio, presidente da Comissão Especial, “foi decisivo o fato de ser mista, utilizar concreto e madeira, ser de fácil implantação e com custo baixo, além de manter a harmonia com a paisagem do parque”.

imagem: arquivo Câmara Municipal de Curitiba

Concurso – Sete equipes universitárias participaram do concurso “Talento Urbanístico Jovem”. Cada uma teve cinco minutos para apresentar e defender seu projeto e a escolha dos vereadores foi feita por maioria simples, em votação secreta, com o apoio técnico de engenheiros do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). Além de ter seu projeto enviado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), a equipe vencedora receberá troféu e todos os participantes da competição ganharão certificados de participação de 30 horas complementares. O vereador Mauro Ignácio afirmou que será realizada uma solenidade na Câmara para entrega de menção honrosa aos participantes, assim que for possível.

Comissão Especial – Formada por nove vereadores, a Comissão Especial de Pontes e Viadutos foi instalada em novembro de 2019 para vistoriar e avaliar a segurança das pontes e viadutos, estabelecer um catálogo oficial e apresentar à Prefeitura de Curitiba e demais órgãos competentes um relatório com o resultado das inspeções e demais atividades. A ponte de madeira do Parque Tingui foi a primeira vistoriada pela comissão, em novembro passado, com o apoio do IEP e do ITTI. Na ocasião, os engenheiros observaram que a situação da estrutura era de “regular para ruim”, o que despertou a ideia de uma nova proposta arquitetônica para o local. Após as constatações do colegiado, a Prefeitura realizou a manutenção na estrutura da ponte.

por Comunicação ITTI com informações  e fotos da CMC