Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Alunos do curso de arquitetura e urbanismo da UFPR vencem concurso de talento urbanístico

Superintendência de Comunicação Social     23 de junho de 2020 - 15h12

A equipe Ekobé, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, foi a vencedora do concurso “Talento Urbanístico Jovem”, promovido pela Comissão Especial para Avaliação de Pontes e Viadutos da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). O concurso teve o objetivo de selecionar o melhor projeto arquitetônico para a nova ponte de acesso ao Parque Tingui, no bairro Pilarzinho.

imagem: arquivo Câmara Municipal de Curitiba

João Pedro Reguim de Paulo, representante da equipe que apresentou o projeto na última segunda (15), revelou que o design proposto respeita a identidade cultural do Tingui e é inspirado no Memorial Ucraniano, localizado no parque. Além disso, preserva a ponte de ciclistas e pedestres e é de fácil construção com a utilização de materiais ecológicos e de baixo custo.

Formada também pelos alunos Mateus Tedeschi Diogo dos Santos e Sofia Moresca de Lacerda, a equipe Ekobé destacou que a opção por uma estrutura mista, que une toras de madeira de eucalipto reflorestado e concreto armado, foi a mais acertada e com melhor custo-benefício. “Isso porque ela acaba sendo mais barata, mais viável que uma ponte inteira de concreto armado, e mais barata no longo prazo, por ter alta durabilidade”, comenta João Pedro.

Para o vereador Mauro Ignácio, presidente da Comissão Especial, “foi decisivo o fato de ser mista, utilizar concreto e madeira, ser de fácil implantação e com custo baixo, além de manter a harmonia com a paisagem do parque”.

imagem: arquivo Câmara Municipal de Curitiba

Concurso – Sete equipes universitárias participaram do concurso “Talento Urbanístico Jovem”. Cada uma teve cinco minutos para apresentar e defender seu projeto e a escolha dos vereadores foi feita por maioria simples, em votação secreta, com o apoio técnico de engenheiros do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) e do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). Além de ter seu projeto enviado ao Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba (Ippuc), a equipe vencedora receberá troféu e todos os participantes da competição ganharão certificados de participação de 30 horas complementares. O vereador Mauro Ignácio afirmou que será realizada uma solenidade na Câmara para entrega de menção honrosa aos participantes, assim que for possível.

Comissão Especial – Formada por nove vereadores, a Comissão Especial de Pontes e Viadutos foi instalada em novembro de 2019 para vistoriar e avaliar a segurança das pontes e viadutos, estabelecer um catálogo oficial e apresentar à Prefeitura de Curitiba e demais órgãos competentes um relatório com o resultado das inspeções e demais atividades. A ponte de madeira do Parque Tingui foi a primeira vistoriada pela comissão, em novembro passado, com o apoio do IEP e do ITTI. Na ocasião, os engenheiros observaram que a situação da estrutura era de “regular para ruim”, o que despertou a ideia de uma nova proposta arquitetônica para o local. Após as constatações do colegiado, a Prefeitura realizou a manutenção na estrutura da ponte.

por Comunicação ITTI com informações  e fotos da CMC


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR