Ensino e Educação

Cerca de 3 mil alunos de cursos técnicos e de graduação da UFPR farão matrículas de 2020 no novo Siga Graduação

Superintendência de Comunicação Social     12 de novembro de 2019 - 11h09

Em projeto piloto da Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd), estudantes de doze cursos da UFPR (dois técnicos, oito tecnólogos e dois bacharelados) foram escolhidos para realizar a matrícula de 2020 dentro do novo Sistema de Gestão Acadêmica (Siga) da UFPR. De acordo com a Prograd, a medida abrange cerca de 3 mil alunos.

Atualmente as matrículas dos alunos de graduação são feitas pelo Portal do Aluno, executado pelo Sistema de Informações para o Ensino (SIE). A partir de 2020, as matrículas passarão a ser feitas pelo Siga, já em funcionamento na pós-graduação.

Por conta dos testes, a matrícula para os cursos de graduação selecionados será de 20 a 31 de janeiro de 2020. A solicitação de matrícula também é feita através de um novo portal, que deve ser acessado neste endereço.

As regras valem para os estudantes dos seguintes cursos, todos em Curitiba, que são oferecidos por três setores: de Educação Profissional e Tecnológica (Sept), de Tecnologia e de Ciências da Saúde:

Engenharia Civil (Bacharelado)
Farmácia (Bacharelado)
Técnico em Petróleo e Gás (Técnico)
Técnico em Agente Comunitário de Saúde (Técnico)
Tecnologia em Luteria (Tecnólogo)
Tecnologia em Comunicação Institucional (Tecnólogo)
Tecnologia em Secretariado (Tecnólogo)
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo)
Tecnologia em Gestão da Qualidade (Tecnólogo)
Tecnologia em Produção Cênica (Tecnólogo)
Tecnologia em Gestão Pública (Tecnólogo)
Tecnologia em Negócio Imobiliários (Tecnólogo)

Segundo a professora Rafaela Mantovani, chefe da Coordenação de Sistemas de Informação para Gestão Acadêmica (Cosis) da Prograd, os cursos foram escolhidos para que o sistema possa ser testado em diferentes panoramas.

“O Sept possui uma secretaria unificada, sem estrutura de departamentos, isso facilita uma série de aspectos, como comunicação, treinamentos, disseminação do conhecimento, etc. Engenharia Civil e Farmácia foram escolhidos para complementar nossa experiências no piloto, por serem de áreas diferentes”, explica.

Teste antes!

Segundo a Prograd, a checagem por parte dos alunos deve começar ainda antes de 2020. Enquanto não chega o período de matrículas, eles devem acessar o novo portal de matrículas do Siga na graduação e testar o seu acesso. A coordenação do curso deve ser avisada em caso de problema ou dificuldade.

A Cosis pretende criar facilitadores para o uso do novo sistema pelos alunos. “Estamos preparando tutoriais em vídeo para auxiliar no uso do sistema. Esperamos em breve divulgar os dos alunos, de acesso e matrícula”, informa Rafaela.

(Com informações da Prograd)

Leia mais notícias sobre o Siga Graduação neste link