Ensino e Educação

Alunos da UFPR divulgam tópicos de veterinária no Instagram

Simone Meirelles     18 de fevereiro de 2019 - 11h56

Problemas de cães e gatos estão entre os temas abordados

Por que os cachorros têm coceira inexplicável? O que diferencia a intolerância à lactose de uma alergia ao leite? Como funciona o transplante fecal? Os alunos do segundo e terceiro períodos de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná respondem a essas e outras perguntas na página Fisiologia Veterinária UFPR (@fisiovetufpr) no Instagram. Durante todo o ano de 2018, a atividade fez parte das disciplinas de Fisiologia Veterinária, sob orientação da professora Maíra Valle, do Departamento de Fisiologia.
Cada grupo ficou responsável por três posts e um quiz, com conteúdo baseado em artigos publicados recentemente sobre o sistema nervoso, endócrino, digestório e respiratório dos animais. “O quiz ajuda na fixação do conteúdo. Todo o trabalho visa a fixação e o aprofundamento do conhecimento de forma lúdica, pois é uma geração que usa muito o Instagram”, explica a professora Maíra.

A acadêmica Juliana Ascenço Lopes conta que os grupos tiveram diferentes níveis de dificuldade. “Nós falamos sobre alergia alimentar. O difícil foi escolher coisas que seriam mais interessantes, pois tinha muito assunto. É uma forma legal de passar para as pessoas que não estão envolvidas com a veterinária conteúdos de forma simples”.  Já para a aluna Thayara Aline Nadal, trabalhar com a linguagem acessível das redes sociais contribuiu para a sua formação profissional. “Na clínica, nós temos que saber nos comunicar com tutores, dizer o que está acontecendo com o animal”, diz.
A professora Maíra Valle revela que durante o processo foram necessárias algumas adaptações. “Um amigo me sugeriu inserir as descrições das figuras com a hashtag #pracegover. Para este ano, estou pensando em colocar os textos em inglês. Também, orientei os alunos a usar apenas imagens sem direitos autorais. Eu dou a aula, oriento, mas são eles que fazem todo o trabalho”, relata.

Veja uma das dicas publicadas:

“Seu cachorro tem uma coceira excessiva e inexplicável? Ou você notou que as bolas de pelo do seu gato espalhadas pela casa aumentaram? Tenha muito cuidado, pois esses podem ser sintomas de algum tipo de alergia alimentar. Estima-se que de 15% a 25% dos cães e gatos possuam alguma alergia alimentar! Os principais alimentos responsáveis por esse quadro são as carnes vermelhas e de frango, lacticínios e trigo para cães, enquanto que para os gatos os principais alimentos alergênicos são as carnes de frango, peixe e bovina. Além da coceira e da perda de pelos, outros sintomas são característicos de alergia a algum tipo de alimento, principalmente dermatites, que podem se manifestar como erupções cutâneas, vermelhidão e irritações. Também podem ser observados episódios de vômito e diarreia aquosa nos gatos. Portanto, não deixe de ir sempre a uma clínica veterinária se perceber quaisquer mudanças no seu amigo.”

Para acompanhar o material produzido pelo grupo basta acessar www.instagram.com/fisiovetufpr.