Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos da UFPR combatem tráfico de animais através do projeto Meu Bicho é Legal

Atividade do projeto Meu Bicho é Legal com crianças (fotos divulgação)
Atividade do projeto Meu Bicho é Legal com crianças (fotos divulgação)

O tráfico de animais selvagens é uma questão de preocupa a sociedade e os alunos da Universidade Federal do Paraná estão empenhados em combater essa prática, especialmente através do projeto de extensão Meu Bicho é Legal. Fundado em 2013, o projeto realiza atividades nos municípios de Curitiba e região metropolitana, buscando implantar medidas que visem o bem-estar dos animais selvagens, sobretudo na questão da guarda responsável, no controle e prevenção de zoonoses.

Além disso, o projeto Bicho Legal busca orientar a população em relação ao risco de extinção e ao tráfico de animais selvagens. As atividades realizadas são voltadas a crianças e adolescentes de escolas públicas, através de palestras,  teatro, folhetos e campanhas de conscientização  – abrangendo temas como a extinção de animais brasileiros, as zoonoses transmitidas pelos animais em cativeiro, a importância dos animais no equilíbrio ecológico e o grande problema do tráfico de animais.

Atividade para crianças
Atividade para crianças

O sucesso do projeto cruzou fronteiras e segundo a atual coordenadora, Nagaissa Daniele Reinhardt, estudante de Medicina Veterinária, já há universidades interessadas em levar a ideia para outros estados.

Entre as atividades realizadas, estão um Acantonamento no Zoológico de Curitiba com crianças de escolas municipais, quando as crianças puderam experienciar atividades e questionar o que são maus tratos, a importância da alimentação correta para os animais, como se proteger de zoonoses, a necessidade que os bichos têm de espaço, higiene e conforto.

 

Ação realizada no Zoológico de Curitiba com crianças da rede pública de ensino
Ação realizada no Zoológico de Curitiba com crianças da rede pública de ensino

Atualmente, 12 alunos de Medicina Veterinária participam do projeto. Quem quer entrar no grupo passa por uma capacitação, com palestras e também atividades práticas no Zoológico de Curitiba, para conhecer melhor o trabalho de educação ambiental que eles fazem a mais de 30 anos. Isso garante que os alunos que participam aprendem e possam ensinar.

“Existem trabalhos no Brasil que falam que de cada 10 animais retirados da natureza, 9 morrem antes de serem comprados. São condições deploráveis em que os animais traficados são acondicionados, existem milhares de reportagens sobre isso, mas parece que poucos estão dispostos a mudar essa realidade. Por isso nosso trabalho é tão importante. E como médicos veterinários temos o dever de zelar pelo bem-estar e pela qualidade de vida dos animais”, diz Nagaissa.

Palestra preparatória para novos integrantes do projeto
Palestra preparatória para novos integrantes do projeto

O projeto de extensão Meu Bicho é Legal é aberto a estudantes da UFPR e de outras universidades.

Quem quiser participar pode entrar em contato pelo email meubicholegal@gmail.com ou pela página no Facebook:  facebook.com/meubichoelegal.

11846221_669508526484030_1295993080_n

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...