Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Aluno da UFPR faz doutorado em Oxford

A UFPR contribui com o desenvolvimento da ciência também fora do Brasil.

Juliano Morimoto Borges - doutorando do Departamento de Zoologia da Universidade de Oxford

Juliano Morimoto Borges ingressou, pelas cotas sociais, no curso de Ciências Biológicas da UFPR, em 2009, e se formou em 2013. Durante a graduação foi bolsista do programa Ciência sem Fronteiras na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior (2012 – 2013), na instituição Elettra Sincrotrone – Trieste, onde atuou na área de biologia molecular e estrutura de proteínas. Atualmente é doutorando no exterior, com bolsa do CNPq, no departamento de Zoologia da Universidade de Oxford, Reino Unido.

O aluno concluiu a graduação seis meses antes do prazo e com apenas 22 anos, pesquisa hoje a teoria da seleção sexual dos seres vivos, a escolha de parceiros para a reprodução. Segundo Juliano, esta é uma área-chave para entender o surgimento de novas espécies.

A pesquisa está inserida na teoria da evolução, que afirma que todos os seres vivos estão interligados. Portanto, as descobertas nesse campo são, na maioria das vezes, indiretas. No laboratório, juliano trabalha com as drosófilas, um tipo de mosca, por serem pequenas e mais fáceis de manipular. Mas os resultados podem ser aplicados à outros animais.

O próximo passo é propor um novo método para medir a intensidade da seleção sexual. Enquanto pesquisa, juliano não perde o contato com os professores da UFPR e já tem planos para quando voltar.

Segundo o Prof. Dr. Carlos Siqueira, Assessor de Relações Internacionais da UFPR, este é o papel da UFPR, proporcionar aos alunos as oportunidades de crescimento acadêmico e profissional. Ainda sobre Juliano, Siqueira destaca que é uma oportunidade única e que o aluno está sabendo aproveitar os espaços que lhe foram ofertados, com muita competência. Isso certamente contribuirá de forma significativa para sua formação acadêmica, profissional e como cidadão.

Veja aqui a entrevista da UFPR-TV com Juliano Morimoto Borges

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...