Alunas da UFPR ajudam idosos a aprender a usar smartphones

Alunas de Terapia Ocupacional da UFPR vão ajudar idosos na prática dos aprendizados sobre smartphones. Foto: Levy Ferreira / Secretaria Municipal da Comunicação Social de Curitiba

Nos meses de julho e agosto, 11 estudantes da Federal do Paraná auxiliarão idosos em um curso para uso de smartphones – para oferecer suporte e esclarecer dúvidas. Elas integram o Projeto ID60+, vinculado ao Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR.

O curso, que será promovido pela Fundação Fundação de Ação Social (FAS) em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), foi lançado em 2019 e já certificou mais de 200 pessoas. A próxima turma será a primeira com a participação das futuras terapeutas ocupacionais – hoje, alunas do primeiro ao nono período.

“Esse tipo de vivência é extremamente importante para os alunos. É uma maneira de entenderem, na prática, o papel da universidade na sociedade. Entender que ela retribui todo o investimento feito, por meio de ações sociais”, afirma Taiuani Marquine Raymundo, que coordena o Projeto ID60+ junto Isabela Vinharski Scheidt, ambas docentes do Departamento de Terapia Ocupacional.

“Com o apoio das estudantes, os idosos terão uma experiência personalizada, pois poderão aplicar o conteúdo aprendido nas videoaulas, de acordo com o modelo do seu aparelho de smartphone”, explica o diretor de Relações do Trabalho da FAS, Adriano Benedito Laurindo.

Os interessados devem fazer a inscrição aqui até o dia 13 de julho. No dia 14, será realizado o encontro de boas-vindas. As aulas, on-line e gratuitas, serão transmitidas pelo canal do ICI no YouTube entre 21 de julho e 18 de agosto. Em cinco videoaulas, os inscritos vão aprender sobre configurações básicas, instalação de aplicativos, redes sociais, e-mail e receberão orientações de segurança e privacidade.

Projeto ID60+

Lançado em 2016, o Projeto ID60+ promove ações educativas que visam à inclusão digital de pessoas idosas. No final de 2020, recebeu o atual e novo nome – chamava-se Inclusão Digital de Adultos e Idosos (Idai). Parte das atividades é desenvolvida em conjunto com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).