Ciência e Tecnologia

Aluna da UFPR  ganha prêmio em concurso de nutrição animal

Simone Meirelles     23 de março de 2021 - 14h05

Premiação ocorreu em cerimônia on line (foto arquivo pessoal)

A graduanda de Medicina Veterinária da UFPR Luisa Inti Gatti foi uma das vencedoras do Prêmio Jovens Veterinários Nestlé Purina.  Ela conquistou o terceiro lugar no concurso, sob orientação do professor Antônio Waldir Cunha da Silvam, vice-diretor do Hospital Veterinário da UFPR. Luisa desenvolveu o trabalho “Kombucha: um potencial alimento para cães”, na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Luisa explica que a Kombucha é uma bebida fermentada efervescente à base de chá. É refrescante, ligeiramente doce e ácida. Para cães, o uso da Kombucha como um agente antihipercolesterolêmico (redução do colesterol) e para pacientes com aterosclerose já foi comprovado cientificamente. Porém, segundo a pesquisa, tudo leva a crer que cães alérgicos, dermatopatas, diabéticos, com doenças cardíacas, hepáticas e neurodegenerativas também seriam bastante beneficiados pelo consumo dessa bebida. Ressalta-se que o consumo da Kombucha aparenta ser especialmente benéfico aos cães obesos. Ela destaque que, embora não tenha sido encontrado na literatura nenhum relato de efeitos adversos ou intoxicação de cães pelo consumo de Kombucha, mais estudos acerca desse tema se mostram necessários antes que o seu consumo possa ser recomendado de maneira segura por cães.

Sobre o Prêmio

A concessão do Prêmio do Programa Jovem Veterinário visa incentivar a produção de trabalhos científicos no Brasil na área de Nutrição de cães e gatos, desenvolvida por estudantes de medicina veterinária de universidades parceiras que estejam participando do programa de estágio Jovem Veterinário. A principal responsabilidade do Jovem Veterinário é fazer avaliação nutricional dos pacientes, de acordo com procedimento alinhado com a coordenação do Hospital Veterinário e atender proprietários que tenham cães e gatos encaminhado para programa de redução de obesidade.

O Programa de Prevenção e Redução da Obesidade em Cães e Gatos que atua em universidades de todo o Brasil, seleciona 12 jovens por ano através de processo seletivo. O jovem deve estar entre o 7º e 9º semestre da graduação de Medicina Veterinária. Luisa Inti Gatti foi selecionada para representar a UFPR nos anos de 2020 e 2021.