Ciência e Tecnologia

Aluna da Pós em Química da UFPR desenvolve trabalho sobre emulsões e conquista prêmio em evento internacional

Superintendência de Comunicação Social     17 de novembro de 2021 - 16h49

A mestranda Bianca Hazt, do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conquistou o primeiro lugar no LatinXChem, evento que seleciona trabalhos de químicas e químicos de países latino-americanos.

Sob orientação do professor Rilton Freitas, do Departamento de Química da Universidade, Bianca desenvolveu uma pesquisa sobre a estabilização de emulsões do tipo água em água, que são formadas sem a presença de uma fase oleosa.

Cerca de 1.300 trabalhos de 35 países da América Latina foram inscritos no LatinXChem. O evento on-line contou com palestras com ganhadores do Nobel de Química, transmitidas pelo YouTube. Confira aqui

A comissão avaliadora do congresso selecionou onze trabalhos vencedores, divididos em modalidades. A estudante da UFPR foi premiada na categoria LXChemPhys (Físico Química).

Emulsão na qual ocorre a separação de fase entre dois polissacarídeos: amilopectina e xiloglucana (1). Em seguida, aparecem as partículas de proteína (2), que estabilizam as emulsões água em água (3). Arte: Bianca Hazt

Para Bianca, as emulsões são especiais porque podem ser encontradas em produtos de variados setores, como cosméticos, alimentos e medicamentos. A maionese, o leite, o sorvete e os cremes hidratantes são exemplos de emulsões observadas no cotidiano. “Fiquei maravilhada quando descobri a existência das emulsões água em água, que são aquelas formadas sem a existência de uma fase oleosa. Desde então, estudo esses novos sistemas”, afirma.

A discente desenvolveu o trabalho com emulsões água em água entre 2017 e 2019, como bolsista de Iniciação Científica (IC) do Laboratório de Biopolímeros (BioPol) da UFPR, sob a supervisão de Rilton. O docente reforça a importância da IC para a formação acadêmica e destaca a contribuição da experiência para gerenciar problemas de elevada complexidade na vida profissional.

Há dois anos, a jovem de 24 anos foi aprovada no processo seletivo para o mestrado na Federal do Paraná, em segundo lugar. No final de 2019, publicou o artigo Efeito do pH e da forma de partícula de proteína na estabilidade das emulsões água em água de amilopectina xiloglucano na Revista Food Hydrocolloids. O periódico tem como foco a divulgação sobre a caracterização, as propriedades funcionais e as aplicações de coloides – misturas homogêneas – em produtos alimentícios.

A curiosidade por fenômenos observados no cotidiano fez com que Bianca se interessasse pelas emulsões. Foto: Arquivo Pessoal

Emulsões

Uma emulsão é formada quando é feita a mescla de dois líquidos que não se misturam. É também chamada de dispersão coloidal, já que pequenas partículas (gotículas) de um líquido estão dispersas em outro. As emulsões água em água pesquisadas pela aluna são formadas por amilopectina (extraída do amido de milho), xiloglucana (extraída de sementes de tamarindo) e beta-lactoglobulina (uma proteína do soro do leite bovino, extraída do Whey Protein Isolate).

LatinXChem

O LatinXChem, realizado em 2021 em 20 de setembro, ocorre anualmente pelo Twitter. Para participar, os interessados publicam os resultados dos seus projetos de pesquisa na plataforma e interagem com os avaliadores. O fórum virtual reúne a comunidade de químicos latino-americanos, residentes em qualquer parte do mundo, para compartilhar e discutir resultados e avanços de estudos.

Assista ao vídeo produzido pela aluna no perfil do LatinXChem no Twitter

Por Felipe Reis

Sob orientação de Bruna Bertoldi Gonçalves