Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Agricultores participam de Dia de Campo na UFPR

Produtores rurais e técnicos agrícolas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso participam neste dia 30 de novembro do 4º Dia de Campo no Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (Nita) da UFPR. As atividades serão no Centro de Estações Experimentais do Canguiri, a fazenda da Universidade Federal do Paraná, em Pinhais, das 8 às 12 horas.

Ao longo do evento, os participantes irão conhecer as pesquisas agrícolas realizadas no Nita, em quatro áreas que registram sistemas integrados de produção agropecuária. São trabalhados ao mesmo tempo componentes agrícola, pastoril e arbóreo, em combinações diferentes de lavoura-pecuária-floresta. O Núcleo é coordenado pelo professor Aníbal de Moraes e reúne docentes, estudantes e técnicos.

O Núcleo de Inovação Tecnológica em Agropecuária (NITA) é constituído por parcerias que envolvem, além da UFPR, a UFRGS, Unicentro, UTFPR, UFSC, Embrapa, IAPAR, USDA, com participação de professores, pesquisadores, acadêmicos de pós-graduação e graduação ligados à área das ciências agrárias e ciências ambientais.  Ele foi criado com objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável regional, por meio da pesquisa e da difusão de tecnologias sustentáveis, envolvendo princípios da produção integrada de sistemas agropecuários. A base teórica que orienta o Núcleo é que o incremento da diversidade e complexidade biológica possibilita explorar melhor as funções dos ecossistemas, pois promove ciclagem de nutrientes mais eficiente e maior sequestro de carbono, reduzindo o impacto ambiental dos sistemas de produção.

Mais informações: 3350-5754.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...