Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Agência Escola UFPR lança campanha de divulgação científica sobre Covid-19; pesquisadores podem enviar sugestões de artigos produzidos

Superintendência de Comunicação Social     3 de junho de 2020 - 18h48

Para popularizar a ciência e fortalecer a divulgação científica em contexto de pandemia, a Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR lançou nesta semana a campanha “Banco de pautas Covid-19”. A ação busca reunir artigos científicos sobre a pandemia produzidos por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de todas as áreas do conhecimento. As sugestões podem ser enviadas em fluxo contínuo pelo formulário disponível neste link ou pelo e-mail jornalismo.ae@ufpr.br, também disponível para envio de dúvidas.

Coordenadora da Agência Escola UFPR, Regiane Ribeiro explica que o banco de pautas Covid-19 foi criado para potencializar o conhecimento inédito produzido por pesquisadores da UFPR a jornalistas de todos os meios de comunicação. “O objetivo é aumentar a presença da ciência e de estudos dos nossos pesquisadores na mídia e, assim, ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento produzido”, diz a professora.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, trata-se de uma importante contribuição para a disseminação do conhecimento científico com uma linguagem mais próxima ao cotidiano da população em geral. “Essa é uma ação fundamental visto que muitos artigos têm sido produzidos no Brasil e no mundo, permitindo que haja avanço no conhecimento da Covid-19. Portanto, traduzi-los para uma linguagem mais acessível é uma tarefa importante para conscientizar e dar acesso à sociedade para o desenvolvimento de ações visando o controle dessa doença”.

A proposta é receber sugestões de pauta de artigos publicados ou que já tenham sido aprovados em periódicos, mas ainda não foram publicados. Com esse fluxo, o material já estará empacotado como notícia quando a edição da revista científica for publicada – a divulgação da matéria jornalística será feita somente após a publicação do artigo no periódico. As sugestões serão analisadas pela equipe da Agência Escola UFPR considerando critérios como impacto social e ineditismo.

Além do apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), a ação da Agência Escola tem parceria com o Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR. As sugestões recebidas serão compartilhadas com o Capa para possíveis traduções de artigos que ainda não tenham sido escritos em idioma estrangeiro.

Guia de Fontes

Com o objetivo de dar acesso à imprensa e à sociedade em geral a informações sobre as especialidades de pesquisadores, a Agência Escola UFPR lança ainda o Guia de Fontes. A plataforma reúne dados sobre as atividades de pesquisa dos cientistas da Universidade extraídos do currículo Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e de outras bases institucionais.

O Guia de Fontes é um instrumento de pesquisa específico para jornalistas que buscam especialistas que possam comentar matérias ou reportagens sobre os mais variados temas. O resultado das buscas reflete as áreas e linhas de pesquisa e as palavras-chave mais frequentes nos currículos.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR