Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Agência Escola UFPR disponibiliza Guia de Fontes online com informações sobre atuação de cientistas para imprensa e sociedade

Uma plataforma aberta ao público com informações sobre a atuação e os estudos de cerca de 2,5 mil pesquisadores de todas as áreas do conhecimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Assim é o Guia de Fontes, que visa transparência acadêmica e divulgação científica dando acesso à imprensa e à sociedade em geral a esses dados. A iniciativa é da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR – clique aqui para acessar a plataforma.

Professor da Agência Escola e do Departamento de Gestão da Informação e um dos autores do Guia, Rodrigo Botelho explica que a proposta é fornecer um acesso rápido a informações atualizadas e confiáveis sobre as especialidades de pesquisa e de trabalho dos pesquisadores da UFPR. “Isso está acessível a qualquer pessoa, mas tem uma utilidade especial para imprensa, que precisa localizar de forma muito rápida autoridades científicas sobre assuntos específicos para comentar uma matéria, uma reportagem”.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, a pesquisa realizada na Universidade é de interesse de toda a sociedade, porque está na base de desenvolvimento que a sociedade tem feito e fará futuramente. “A UFPR é uma instituição de alta produção científica, técnica, cultural e de inovação. O Guia de Fontes presta um serviço para interação entre universidade e sociedade, que ganham de forma ampla com essa ferramenta”.

Junto ao professor Rodrigo Botelho são autores do Guia de Fontes o técnico em Tecnologia da Informação Antonio Rodrigues Barros e a bolsista de mestrado em Comunicação Fábia Ioscote. A plataforma da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR tem apoio da Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agtic) da Universidade.

Como funciona

O software livre reúne dados sobre as atividades de pesquisa dos cientistas extraídos do currículo Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e de outras bases institucionais. O Guia é montado a partir de um subconjunto de informações do Lattes, como áreas do conhecimento, linhas de pesquisa, frequência de palavras-chave e texto de apresentação.

A plataforma disponibiliza apenas dados públicos informados no Lattes pelos próprios pesquisadores no momento de preencher o currículo. O resultado das buscas reflete as áreas e linhas de pesquisa e as palavras-chave mais frequentes. Um “score” indica a frequência do tema pesquisado no subconjunto de dados do currículo dos cientistas.

Uma nova versão da plataforma deve ser lançada em breve com login e senha para assessores de comunicação e cientistas, que poderão agregar ou atualizar informações puxadas automaticamente do Lattes. “Assim conseguiremos ter um controle maior, mas manteremos o dinamismo automático a partir do Lattes”, diz Botelho.

Banco de pautas

Para popularizar a ciência e fortalecer a divulgação científica em contexto de pandemia, a Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR também lançou a campanha “Banco de pautas Covid-19”. A ação busca reunir artigos científicos sobre a pandemia produzidos por pesquisadores da UFPR de todas as áreas do conhecimento. As sugestões podem ser enviadas em fluxo contínuo pelo formulário disponível neste link ou pelo e-mail jornalismo.ae@ufpr.br, também disponível para envio de dúvidas.

Coordenadora da Agência Escola UFPR, Regiane Ribeiro explica que o banco de pautas Covid-19 foi criado para potencializar o conhecimento inédito produzido por pesquisadores da UFPR a jornalistas de todos os meios de comunicação. “O objetivo é aumentar a presença da ciência e de estudos dos nossos pesquisadores na mídia e, assim, ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento produzido”, diz a professora.

Além do apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), a ação da Agência Escola tem parceria com o Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...