Ciência e Tecnologia

Agência Escola UFPR disponibiliza Guia de Fontes online com informações sobre atuação de cientistas para imprensa e sociedade

Superintendência de Comunicação Social     29 de julho de 2020 - 17h23

Uma plataforma aberta ao público com informações sobre a atuação e os estudos de cerca de 2,5 mil pesquisadores de todas as áreas do conhecimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Assim é o Guia de Fontes, que visa transparência acadêmica e divulgação científica dando acesso à imprensa e à sociedade em geral a esses dados. A iniciativa é da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR – clique aqui para acessar a plataforma.

Professor da Agência Escola e do Departamento de Gestão da Informação e um dos autores do Guia, Rodrigo Botelho explica que a proposta é fornecer um acesso rápido a informações atualizadas e confiáveis sobre as especialidades de pesquisa e de trabalho dos pesquisadores da UFPR. “Isso está acessível a qualquer pessoa, mas tem uma utilidade especial para imprensa, que precisa localizar de forma muito rápida autoridades científicas sobre assuntos específicos para comentar uma matéria, uma reportagem”.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPR, Francisco de Assis Mendonça, a pesquisa realizada na Universidade é de interesse de toda a sociedade, porque está na base de desenvolvimento que a sociedade tem feito e fará futuramente. “A UFPR é uma instituição de alta produção científica, técnica, cultural e de inovação. O Guia de Fontes presta um serviço para interação entre universidade e sociedade, que ganham de forma ampla com essa ferramenta”.

Junto ao professor Rodrigo Botelho são autores do Guia de Fontes o técnico em Tecnologia da Informação Antonio Rodrigues Barros e a bolsista de mestrado em Comunicação Fábia Ioscote. A plataforma da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR tem apoio da Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agtic) da Universidade.

Como funciona

O software livre reúne dados sobre as atividades de pesquisa dos cientistas extraídos do currículo Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e de outras bases institucionais. O Guia é montado a partir de um subconjunto de informações do Lattes, como áreas do conhecimento, linhas de pesquisa, frequência de palavras-chave e texto de apresentação.

A plataforma disponibiliza apenas dados públicos informados no Lattes pelos próprios pesquisadores no momento de preencher o currículo. O resultado das buscas reflete as áreas e linhas de pesquisa e as palavras-chave mais frequentes. Um “score” indica a frequência do tema pesquisado no subconjunto de dados do currículo dos cientistas.

Uma nova versão da plataforma deve ser lançada em breve com login e senha para assessores de comunicação e cientistas, que poderão agregar ou atualizar informações puxadas automaticamente do Lattes. “Assim conseguiremos ter um controle maior, mas manteremos o dinamismo automático a partir do Lattes”, diz Botelho.

Banco de pautas

Para popularizar a ciência e fortalecer a divulgação científica em contexto de pandemia, a Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR também lançou a campanha “Banco de pautas Covid-19”. A ação busca reunir artigos científicos sobre a pandemia produzidos por pesquisadores da UFPR de todas as áreas do conhecimento. As sugestões podem ser enviadas em fluxo contínuo pelo formulário disponível neste link ou pelo e-mail jornalismo.ae@ufpr.br, também disponível para envio de dúvidas.

Coordenadora da Agência Escola UFPR, Regiane Ribeiro explica que o banco de pautas Covid-19 foi criado para potencializar o conhecimento inédito produzido por pesquisadores da UFPR a jornalistas de todos os meios de comunicação. “O objetivo é aumentar a presença da ciência e de estudos dos nossos pesquisadores na mídia e, assim, ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento produzido”, diz a professora.

Além do apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), a ação da Agência Escola tem parceria com o Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da UFPR.

Por Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR