Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Agência de Inovação da UFPR criará institutos para dar suporte a grupos temáticos de pesquisa

A Agência de Inovação da UFPR iniciou um movimento para integrar as áreas de excelência da Universidade, permitindo aproximar pesquisadores com interesses comuns e empresas que procuram parceria público-privada para desenvolvimento de projetos.

“A grande dificuldade das empresas e institutos acessarem a Universidade, é que elas não sabem quem procurar para fazer o primeiro contato. E nisso acabamos perdendo a oportunidade de alguns projetos. Ao estruturarmos algumas áreas de excelência da UFPR, permitimos uma melhor interação tanto entre os pesquisadores quanto entre empresas e universidade” – explica Carlos Yamamoto, diretor executivo da Agência de Inovação da UFPR.

Outro ganho para os pesquisadores que integrarem os institutos é o suporte gerencial que receberão, uma vez que, para que seu projeto desenvolva-se é preciso que ele gerencie projetos, fundos, verbas e compras. Dessa maneira, o tempo que poderia destinar-se aos estudos e pesquisas perde-se entre inúmeras atividades secundárias, mas que são essenciais para a continuidade de seu trabalho primário.

Yamamoto explica que, pensando nisso, uma das principais funções dos institutos é agregar competências similares numa estrutura gerencial, no qual o pesquisador terá um suporte para montar um projeto de pesquisa, trazendo empresas e governos para dentro da Universidade, “reduzindo a carga de burocracia que um coordenador de projeto tem”. Dessa maneira o pesquisador conseguirá dedicar-se mais à execução do projeto em sim.

A adesão aos institutos é voluntária. Caberá a cada laboratório ou líder de projeto de pesquisa decidir por integrá-lo ou não, por isso a Agência tem promovido reuniões e discussões com a finalidade de expor a ideia, sanar dúvidas e construir coletivamente a iniciativa, que agora está numa etapa de formalização.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...