Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ações de grupo de servidores fazem UFPR discutir sustentabilidade; meta é construir política institucional

Um grupo voluntário de servidores (técnicos e professores) da UFPR, formado por profissionais que pesquisam ambiente e sustentabilidade, tem realizado ações para dar destaque ao tema no dia a dia da instituição. Um exemplo recente dessas ações ocorreu no último dia 10, quando o grupo se reuniu na Superintendência de Infraestrutura (Suinfra) da UFPR, em Curitiba, para discutir procedimentos de compras públicas sustentáveis. A palestra foi apresentada pelo professor Aguinaldo dos Santos, do Departamento de Design da UFPR.

Também foi abordada a política em sustentabilidade que está em fase de implantação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O panorama da política foi apresentado pela professora Tamara Simone van Kaick, presidente da Comissão do Plano de Logística Sustentável da UTFPR.

Em reunião no dia 10, grupo discutiu o tema compras públicas sustentáveis na Suinfra/UFPR. Foto: Divulgação

Participaram da reunião a bióloga Regina Celia Zanelatto, da Divisão de Gestão Ambiental da Suinfra; a engenheira florestal Carla Maria Camargo Corrêa, que atua no Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal; a auditora Débora Barcelos, da Auditoria Interna (Audin); o professor Marcell Maceno, do Departamento de Engenharia de Produção; e a professora Bárbara Galleli, do Departamento de Administração.

O grupo também conta com representantes da Coordenadoria de Governança e Riscos (CGR) da UFPR e da Divisão de Gestão Ambiental.

Política

A ideia do grupo é viabilizar a construção de uma política de sustentabilidade para a UFPR, além de atualizar o Plano de Logística Sustentável (PLS) da instituição.

Para ajudar na discussão, o grupo submeteu uma carta de interesse de adesão da UFPR ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O pacto é uma iniciativa de sustentabilidade corporativa lançada em 2000, que hoje conta com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais.

O grupo da UFPR também intermediou o ingresso da universidade na rede Sustenta Paraná, que foi oficializado em novembro. A rede tem o objetivo de incentivar práticas de gestão socioambiental eficiente na administração pública. Entre seus membros, estão o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Sugestões

Filho de Gari e auxiliar de serviços gerais é aprovado em Medicina na UFPR
Filho de um gari e uma auxiliar de serviços gerais, Felipe Nunes é aluno do 3º ano do curso de Medicina...
UFPR alerta para golpe de perfil fake no Instagram
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) informa que um perfil falso está se passando pela conta oficial...
UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...