Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Ações de grupo de servidores fazem UFPR discutir sustentabilidade; meta é construir política institucional

Superintendência de Comunicação Social     13 de junho de 2019 - 12h56

Um grupo voluntário de servidores (técnicos e professores) da UFPR, formado por profissionais que pesquisam ambiente e sustentabilidade, tem realizado ações para dar destaque ao tema no dia a dia da instituição. Um exemplo recente dessas ações ocorreu no último dia 10, quando o grupo se reuniu na Superintendência de Infraestrutura (Suinfra) da UFPR, em Curitiba, para discutir procedimentos de compras públicas sustentáveis. A palestra foi apresentada pelo professor Aguinaldo dos Santos, do Departamento de Design da UFPR.

Também foi abordada a política em sustentabilidade que está em fase de implantação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O panorama da política foi apresentado pela professora Tamara Simone van Kaick, presidente da Comissão do Plano de Logística Sustentável da UTFPR.

Em reunião no dia 10, grupo discutiu o tema compras públicas sustentáveis na Suinfra/UFPR. Foto: Divulgação

Participaram da reunião a bióloga Regina Celia Zanelatto, da Divisão de Gestão Ambiental da Suinfra; a engenheira florestal Carla Maria Camargo Corrêa, que atua no Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal; a auditora Débora Barcelos, da Auditoria Interna (Audin); o professor Marcell Maceno, do Departamento de Engenharia de Produção; e a professora Bárbara Galleli, do Departamento de Administração.

O grupo também conta com representantes da Coordenadoria de Governança e Riscos (CGR) da UFPR e da Divisão de Gestão Ambiental.

Política

A ideia do grupo é viabilizar a construção de uma política de sustentabilidade para a UFPR, além de atualizar o Plano de Logística Sustentável (PLS) da instituição.

Para ajudar na discussão, o grupo submeteu uma carta de interesse de adesão da UFPR ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). O pacto é uma iniciativa de sustentabilidade corporativa lançada em 2000, que hoje conta com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais.

O grupo da UFPR também intermediou o ingresso da universidade na rede Sustenta Paraná, que foi oficializado em novembro. A rede tem o objetivo de incentivar práticas de gestão socioambiental eficiente na administração pública. Entre seus membros, estão o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR