Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Acadêmicos de Engenharia Ambiental e Sanitária criam página no Instagram para promover conscientização

Superintendência de Comunicação Social     30 de junho de 2020 - 9h34

Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Campus Avançado Pontal do Paraná uniram o conhecimento da área à necessidade de repensar suas formas de atuação durante a pandemia do novo Coronavírus. Com informações disponíveis em imagens, vídeos, lives, além de dicas de livros, filmes e podcasts, eles mantêm o projeto “Dia a dia Ambiental” ativo no Instagram, disseminando conhecimento sobre o meio-ambiente em postagens educativas. 

A iniciativa está ligada aos projetos “Dia a dia Ambiental”, do programa de voluntariado acadêmico, e Educação Ambiental em Vídeo”, projeto de extensão. Segundo a professora Amanara Potykytã de Sousa Dias Vieira, que coordena o trabalho, as propostas começaram a ser articuladas a partir destas duas ações envolvendo alunos. “No projeto de extensão, o objetivo era a criação de vídeos mais elaborados sobre temáticas ambientais e sanitárias, publicados em canal do Youtube“, explica. 

Reprodução da página @diaadiaambiental

O objetivo de um dos projetos, de acordo com ela, era incentivar a realização de pequenas ações dentro do próprio campus, como separação de resíduos, por exemplo. Os vídeos também divulgavam “dicas” relacionadas à temática ambiental. “Com a pandemia, e consequente distanciamento social e trabalho remoto, estas ações foram dificultadas, já que exigiam reunião presencial entre os alunos e, geralmente, filmagens externas“, explica. 

A partir daquele momento, as atividades foram repensadas, principalmente por conta da necessidade de distanciamento dos alunos. Foi aí que uma acadêmica do projeto sugeriu utilizar o Instagram para continuidade dos projetos. As duas iniciativas foram aglutinadas em uma única página, denominada “Dia a dia ambiental”, cuja proposta é postar informações e realizar vídeos ou “lives” na temática ambiental e sanitária.  

Um das temáticas que a página vem tratando é a do novo marco legal do saneamento, aprovado pela Câmara Federal na última semana. Nesta quinta-feira (2), haverá uma live sobre o assunto com a professora Amanara. A nuvem de gafanhotos também não deixou de ser explorada pelo viés educativo. A página ainda veicula assuntos relacionados à conscientização ambiental, como a reciclagem em prol dos animais e a divulgação de datas importantes para a o meio-ambiente.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR