Universidade Federal do Paraná

Menu

+ UFPR

Acadêmicos da UFPR atuam no combate ao COVID-19 na Regional de Saúde de Curitiba

Superintendência de Comunicação Social     29 de abril de 2020 - 10h44

Uma luta coletiva, que mobiliza professores e acadêmicos de diferentes cursos da área da saúde da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vem sendo realizada nos equipamentos e serviços de atenção à saúde da Região metropolitana de Curitiba. Por meio do Programa de Apoio Institucional para Ações de Prevenção, Cuidados e Combate ao Coronavírus, realizado pela Fundação Araucária, Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Secretaria de Estado da Saúde (SESA), pelo menos 25 bolsistas da instituição atuam na prevenção e orientação à população em três frentes de trabalho. 

Trabalho junto aos caminhoneiros faz parte das estratégias (Foto: Divulgação)

De acordo com o professor Rafael Ditterichcoordenador adjunto do projeto, que ocorre em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o projeto conta com um total de 132 bolsistas, entre profissionais e estudantes de diversas instituições. As linhas de atuação envolvem o teleatendimento nas centrais, a atenção às divisas rodoviárias, no pedágio de Campina Grande do Sul e na Central de Abastecimento (Ceasa) e a atenção  à regional de saúde, tanto nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAsem Curitibacomo no Complexo Hospitalar Trabalhador e na Vigilância em Saúde. 

Para ele, uma das ações mais emblemáticas ocorre na Ceasa, que cerca toda a cadeia produtiva dos horti-frutis. As ações de prevenção e orientação começam com os caminhoneiros, passam pelas equipes que descarregam os produtos, pelos entregadores e pelos boxes de comercialização. Segundo o professor, como o local tem um fluxo médio de três mil pessoas, um caso suspeito ou positivo exigiria uma estratégia de enfrentamento muito complexa. 

Estudantes de Enfermagem e de Odontologia participam dessa ação nos Ceasa, mas, no somatório das ações, há futuros profissionais de Fisioterapia, Medicina, Nutrição, além de mestrandos e doutorandos em Saúde Coletiva, Farmacologia e Políticas Públicas.  

Ditterich, que é professor da pós-graduação em Saúde Coletiva, destaca que o grande desafio do projeto é compreender e articular o trabalho das equipes, considerando as especificidades de cada área e os diferentes níveis do sistema. Além disso, ele aponta a ação multiprofissional como enriquecedora. “Há um ganho enorme, pois temos o entendimento de diferentes olhares da área da saúde em uma mesma ação”. 

A complementaridade dos processos também contribui para que as ações possam ter reflexos claros. “Cada ação estratégica gera um benefício”, pontua. Neste sentido, o professor aponta a importância da parceria com a UEPG. “Estar à frente na coordenação do projeto junto com o professor Giovani Marino Favero, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, tem demonstrando a potencialidade do trabalho articulado, somando esforços nas ações extensionistas na comunidade“, destaca. 

Ele lembra, ainda, que esta foi a equipe contemplada com maior recurso e maior quantitativo de bolsistas. A proximidade da UFPR com a 2ª. Regional de saúde fez com que toda a comunicação e o processo de trabalho fossem facilitados e planejados de forma a contemplar a realidade local”. 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR